Artigo

Por que a função soneca atrasa sua vida toda!

11 de Novembro de 2019 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Magda Brum, coach palestrante

Se tem um fato que todos concordam é como está difícil encontrar alguém pontual hoje em dia.

Não sei se já aconteceu com você, mas sabe quando você pergunta se a pessoa está chegando, e ela te diz que está indo. Pode ter certeza que ela nem saiu de onde estava ainda.

Dez minutos hoje para chegar são 20 ou até 30.

Acordar com tempo, sair de casa antes e chegar no trabalho ou em um compromisso com antecedência é praticamente peça de luxo.

Eu já vi pessoas com até dez alarmes com espaço de cinco minutos entre eles para acordar e mesmo assim se atrasavam.

Eu mesma já cheguei a usar mais de três alarmes.

E pude perceber a mudança que minha vida teve quando, além de deixar de colocar os vários alarmes, consegui treinar meu cérebro para estar sempre pontualmente em meus compromissos.
Diminui a procrastinação em praticamente em todas as áreas da vida e parei de deixar as coisas pra depois. Desde as mais simples, como enviar ou responder um e-mail no momento que visualizei, pensar em fazer algo, como ligar para um cliente, para uma amigo ou arrumar algo que estragou e já executar. Saber classificar com clareza quais as prioridades do dia a dia.

A maioria das pessoas costuma colocar pelo menos dois ou três alarmes diariamente com receio de se atrasar ou não conseguir chegar no horário em seus compromissos.

E mesmo com tanto cuidado e zelo o pior sempre acontece.

O alarme dispara uma, duas, três vezes, o modo soneca é ativado, fica lembrando você que já chegou a hora e você vai adiando até o último minuto com um leve tapinha até que não dá mais.

Ou vai ou vai.

E nesse momento você já está atrasado. Nem sequer lembra como foi que saiu de casa.

O que provavelmente você não sabe, é que o jeito que o seu cérebro faz uma coisa ele faz todas as outras.

Provavelmente, você também vai dando tapinhas de leve em alguns projetos de vida e colocando eles para dentro de uma gaveta, e no trabalho vai deixando sempre para depois aquilo que provavelmente é o mais importante, que de fato vai trazer seu resultado.

Sem contar o quanto que você perde saúde, dinheiro, energia e tempo sempre que você se atrasa.

Toda que vez que você está atrasado, tudo parece acontecer para atrasar você ainda mais. Com isso, seu nível de energia baixa, deixando você cansado já no início do dia e sem disposição para produzir e trabalhar como deveria.

Seu nível de cortisol sobe. Cortisol é o hormônio do estresse, e com isso já vem aquela leve dor de cabeça. E pronto, você correu para a farmácia.

Imagine isso se repetindo todo o dia o dia todo.

Chega um momento que você já está tão acostumado de estar sempre atrasado, de não consegui fazer o que é importante, que acredita que a vida é assim, todo mundo é assim e quando percebe o tempo passou e você continua deixando para depois, esperando que alguém ou algum dia mude.

Comece hoje mesmo a ser mais produtivo, ter mais energia, e coloque muito mais tempo em sua vida.

Deixe apenas um alarme, com tempo suficiente para você fazer tudo que precisa antes de sair de casa.

E deixe o alarme bem longe de você, assim você vai se obrigar a levantar quando ele despertar. E nesse momento, para não cair na tentação de voltar a dormir, corra para o banheiro e já molhe o seu rosto com agua fria.

Só pela água gelada no rosto você já vai despertar e começar a fazer o que precisa ser feito.

Seu cérebro já vai saber que se você não levantar naquele momento você não terá outra chance.

Pare de deixar para depois o que você precisa fazer agora. Pare de desperdiçar sua vida como se o tempo voltasse.

Escolha suas prioridades e decida ser dono do seu tempo.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados