Artigo

O Calçadão e a iluminação de LED

07 de Novembro de 2019 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Regina Alam de Oliveira, empresária

A entrega do calçadão central requalificado foi um marco na história de Pelotas. A obra oferece a todos os pelotenses, de todas as faixas etárias, que moram em diferentes bairros e que passam por ali por inúmeras razões, um ambiente acolhedor, moderno e organizado. A área revitalizada recebeu estrutura subterrânea para fiação das redes de telefonia, lógica e TV por cabo, com a finalidade de reduzir a poluição visual. Intervenções de drenagem, esgoto, piso e acessibilidade, proporcionam um deslocamento seguro, confortável e inclusivo à população. O paisagismo, com os bancos e as lixeiras padronizados, jardinagem e sinalização, alegram o ambiente e estimulam o convívio das pessoas no local, que é palco até de apresentações artísticas.

Entretanto, foi a iluminação ornamental em LED que fez com que as pessoas mudassem seus hábitos e rotinas em relação a este espaço público. Antes da instalação das novas lâmpadas, era comum assistir às pessoas passarem rapidamente em frente às lojas, apenas com o olhar fixado ao seu entorno. Anoitecia e o Calçadão virava uma área deserta. A luminosidade trouxe paz, segurança e integração, ao permitir que o Calçadão pudesse também ser ponto de encontro depois do pôr do Sol. A facilidade de acesso e circulação, além da maior permanência das pessoas, é fundamental para a sustentabilidade e o desenvolvimento do comércio local. Os empresários já estão percebendo esta mudança. Estão com as lojas abertas até mais tarde, recebendo mais clientes. Todos nós enfrentamos dificuldades durante as obras. Lojas escondidas por tapumes, pedestres que faziam filas para passar por ali, poeira, enfim, tudo isso foi necessário para que hoje todos possam desfrutar plenamente dos benefícios deste grande feito, especialmente no período noturno, o que não ocorria anteriormente.

E é isso que esperamos do Poder Público. Que trabalhe pelo coletivo, pela população e pela cidade. As soluções, muitas vezes, passam por rupturas ou mudanças. Mas se o resultado for efetivo e plural, sem dúvida vale a pena. Tenho certeza de que a iluminação no Calçadão significou uma transformação, ao torná-lo um ambiente mais atrativo. E com isso todos ganham. O cidadão, que pode usufruir do espaço público e se deslocar com mais segurança e conforto. Os empresários, que ao ampliarem suas vendas geram novos empregos ou oportunidades de trabalho. A cidade, que ganha um novo cartão-postal e atrai mais visitantes.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados