Instantâneos

MP - Pacto pela Alfabetização da Idade Certa!

Se não houver uma lei que inclua e obrigue os municípios a se adequarem à nova realidade brasileira, essa população do norte/nordeste estará sempre à margem do “milagre brasileiro” tão massivamente enaltecido pela presidente Dilma

28 de Março de 2013 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Beatriz Campos, colaboradora

Está em votação no Senado Federal uma medida provisória - Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, que estipula a alfabetização no Brasil ”até oito anos de idade”. A oposição chamou a atenção que no sul/sudeste e centro-oeste a idade limite vem sendo estipulada em seis anos, mas os governistas apoiam totalmente este descalabro, dizendo que os estados do norte/nordeste que mais deficiência têm em educação não podem acompanhar este ritmo dos estados mais desenvolvidos.

Ora, se não houver uma lei que inclua e obrigue os municípios a se adequarem à nova realidade brasileira, essa população do norte/nordeste estará sempre à margem do “milagre brasileiro” tão massivamente enaltecido pela presidente Dilma. Já temos um Enem que faz vista grossa aos erros de português e agora vamos fazer vista grossa ao atraso da alfabetização das nossas crianças? Só posso afirmar que isso é de doer o coração, porque conheço crianças de três aninhos que saem apontando letras dos nomes dos pais, avós, primos e dela mesma! Pela ótica do governo federal e, principalmente, do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, as crianças dos estados mais pobres poderão ler letras até oito anos de idade como fazem as crianças de três anos do sul/sudeste? Isso é alienar nossa população e perpetuar a ignorância muito conveniente para o voto cabresto!


Comentários