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Marketing para o agronegócio: O guia completo - Parte 1

09 de Outubro de 2019 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Ricardo Vinhas, consultor empresarial
ricardo@k2ponto.com.br

Tudo o que se precisa saber sobre marketing para o agronegócio em uma série de artigos. Nesta primeira parte, abordaremos a importância de estratégias de marketing para a geração de receita. 

Para quem serve este material?
- Empresários e lideranças do agronegócio que buscam técnicas de marketing mais eficazes e mensuráveis para melhorar a receita e o ROI (Return on Investment - retorno sobre o investimento).
- Profissionais de marketing que desejam justificar o investimento inicial em suas ações.
- Profissionais de marketing que desejam melhorar a eficácia de suas campanhas em termos de conversões e receita geral.

Capítulo 1 - Principais estratégias de marketing para geração de receita.

Dados e a tecnologia da informação podem beneficiar o agronegócio. Aqui estão algumas estratégias de marketing que podem ajudá-lo a gerar receita.

Concentre-se na prioridade
Em vez de gastar tempo em atividades de marketing que podem ser boas, mas não ótimas, concentre-se em áreas de alto impacto que realmente o aproximarão de seu objetivo. Encontre os indicadores mensuráveis que deseja mirar, concentre-se apenas nas ações que o levam a elas e corte o que não é necessário.

As campanhas de marketing bem-sucedidas começam com a seguinte pergunta: qual será o foco principal? Aqui estão alguns exemplos de metas de campanha e como mapear suas táticas de marketing para elas:

Autoridade e conscientização da marca. Uma campanha de marca pode se beneficiar de uma combinação de marketing de público-alvo e marketing digital direcionado, porque o objetivo final é aumentar a conscientização sobre sua empresa entre os produtores.

Educação. Se o mercado não for instruído sobre seus produtos, serviços ou experiência, é seu trabalho educá-los sobre o valor que você lhes oferece. Blogs, e-books, vídeos, e-mail e mídias sociais são ótimos canais para compartilhar conteúdo educacional com seu público.

Engajamento. Aumentar sua presença on-line significa não apenas que você precisa gerar conversões, mas também engajamento. Facebook, Twitter e LinkedIn medem o engajamento por três métricas - likes, compartilhamentos (ou retweets) e comentários. Essas campanhas exigem conteúdo que as pessoas desejam compartilhar em suas redes sociais.

Conversão. Gerar uma conversão significa que você precisa veicular anúncios para clientes em potencial. Portanto, o marketing direcionado será sua melhor aposta aqui. Verifique se o valor e a oferta são claros, se é fácil seguir a chamada para a ação (call to action - CTA) e se há um motivo atraente para clicar no seu conteúdo.

Isso fornecerá uma base para você acompanhar e avaliar sua campanha depois de implantá-la. Portanto, escolha seu objetivo principal e mapeie suas táticas para alcançá-lo.

Marketing para seus clientes atuais
Comece indo atrás da fruta mais baixa. Há muitas vantagens em procurar seus clientes atuais. Já há um relacionamento, pois eles estão familiarizados com sua marca e você sabe que eles se encaixam bem. E embora você não deva se concentrar apenas nos clientes atuais como fonte de negócios, eles são um ótimo lugar para começar.

Existem dados disponíveis para ajudá-lo a analisar sua participação entre esses clientes e ver onde há oportunidades para melhorar.

Conhecer os detalhes sobre as operações agrícolas dos seus clientes ajudará você a identificar melhor produtos adicionais que podem ajudá-los - e aumentar sua receita ao mesmo tempo.

No próximo artigo: Como encontrar os nichos ideais de mercado para penetrar.


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