Artigo

Esclarecimento sobre o IBGE

07 de Maio de 2014 - 07h31 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Rogério Michelon Krause, chefe da Agência do IBGE

Em decorrência do que vem sendo divulgado com relação ao IBGE e suas pesquisas, gostaríamos de passar algumas informações para conhecimento e divulgação. Tratam-se de informações que têm por objetivo esclarecer a opinião pública o que de fato está acontecendo, demonstrando assim que trata-se de uma situação eminentemente técnica.

O IBGE se caracteriza por ser um órgão técnico, onde todos os servidores são funcionários de carreira ou contratados temporariamente por processo seletivo, desde a Presidência, passando pelo Conselho Diretor, unidades estaduais e mais de 580 agências distribuídas pelo país.

Tal característica faz com que as decisões sobre pesquisas sejam tomadas de acordo com critérios técnicos, orientados por metodologias reconhecidas e recomendadas internacionalmente, como é o caso da Pesquisa Nacional por Amostra de domicílios Contínua- PNAD Contínua, realizada segundo as últimas recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em reunião do Conselho Diretor do IBGE realizada dia 5, a diretora de Pesquisas em exercício, Zélia Bianchini, informou que a tabulação dos resultados da PNAD Contínua referentes ao primeiro trimestre de 2014 está em fase de finalização, o que possibilita sua divulgação no próximo dia 3/06. Diante disso, o Conselho Diretor, por unanimidade, reviu sua decisão anterior e manteve o calendário inicial de divulgações da pesquisa, disponível na Internet.

A diretora também informou que os estudos para estimação da renda domiciliar per capita, informação que será um dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados- FPE, estão sendo realizados para cumprimento do prazo estipulado pela lei complementar 143/2013, devendo ser divulgados até janeiro de 2015.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados