Publicidade

Empreendedorismo brasileiro e como o Paraná se tornou um exemplo

25 de Janeiro de 2022 - 16h15 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Ao longo dos últimos anos, o potencial dos meios digitais fez com que muitos brasileiros se tornassem empreendedores. O crescimento no número de negócios no Brasil é visível, e o Paraná acompanha a tendência de uma forma exemplar. Saiba como.

Não existem dúvidas de que o mundo está mais digital do que algum dia foi e, hoje, quase todas as nossas atividades passam pela telinha do celular.

Sem precisarmos sair dos nossos smartphones temos, agora, acesso a várias possibilidades, incluindo falar com alguém distante, ler notícias da atualidade, acessar nossa conta bancária para realizar transações ou dedicar algum tempo jogando roleta online personalizada numa plataforma segura e dinâmica, onde a oferta de jogos é variada e interativa.

Além dessas possibilidades, uma que o digital também trouxe para o nosso cotidiano foi a de abrir nossa própria empresa ou negócio de uma forma mais simples do que nunca, com aplicativos totalmente adaptados aos instrumentos eletrônicos do momento e que nos orientam a cada passo da criação de um negócio digital a partir do zero.

A tendência brasileira já era, faz algum tempo, para buscar uma fonte de renda passiva, o trabalho a partir de casa e a independência financeira, o que se verifica com a profusão de movimentos como o FIRE (Financial Independence Retire Early, ou, em português, Independência Financeira Reforma Antecipada).

O fato é que, aliando as tendências para a busca de alternativas e a digitalização do mundo se assistiu, nos últimos anos, a um aumento significativo das porcentagens no que respeita a negócios digitais, principalmente no setor das vendas online.

Ainda que essa tendência seja comum a todo o Brasil, o Paraná vem sendo apontado como um exemplo de apoio ao empreendedorismo e, principalmente, ao empreendedorismo feminino. Compreenda o porquê:

Empreendedorismo brasileiro: a tendência

Em 2019, o Empresômetro já apresentava números que tornavam a tendência para o crescimento do mercado digital brasileiro e do empreendedorismo no setor, a relatar que teriam sido criadas 250 novas empresas, sendo estas, em sua maioria, empresas online. No mesmo ano, a Paypal e a BigData Corp apontavam para que 37,5% fosse o aumento de lojas online no país, número que, em 2020, subiria para mais de 40%.

Entre os locais onde o crescimento mais se destacava, se encontrava o Paraná, assim como o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Uma das razões que destacava o Paraná, nesse grupo, era seu apoio às empresas gerenciadas por mulheres, sendo que foi nesse local que se realizou um dos evento que marcaria 2019: o encontro do MEX Brasil.

Empreendedorismo digital e suas manifestações

Sem dúvida que o setor onde o empreendedorismo atual mais se destaca é o e-commerce, sendo que a grande maioria das novas empresas são, na verdade, lojas online.

Ainda que a venda de produtos online seja um setor em crescimento, no entanto, outras tendências não podem, também, ser ignoradas, incluindo a venda de serviços online, o e-marketing ou ainda o trabalho como influenciador digital.

O mercado de aplicativos é outro dos que vem crescendo em nosso país, apoiando todos os demais ao permitir que cassinos, lojas e trabalhadores independentes possam ter suas próprias apps.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados