Editorial

É tempo de "visita" aos museus

22 de Setembro de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Mais de 520 museus no país deram início ontem a uma extensa programação que se estenderá até o próximo domingo, com mais de 1,3 mil atividades. Trata-se da 14ª edição da Primavera dos Museus. Como a maioria dos segmentos, em razão da pandemia do novo coronavírus, foi preciso inovar para manter a programação cultural neste ano.

Em tempos de distanciamento social, museus de todo o país e do mundo precisaram fechar suas portas. Contudo, para manter aproximação com o público, muitas instituições ingressaram no universo virtual. E foi justamente daí que veio a definição do tema desta edição: "Mundo Digital: Museus em transformação".

O evento é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e propõe experimentar e produzir novas práticas de significado, de linguagens de armazenamento e de disseminação das informações a fim de estimular museus a preservar, a investigar, a comunicar, a interpretar e a expor as coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico e cultural, valendo-se das ferramentas digitais e da lógica das redes sociais, explicou o Ibram.

Em Pelotas, a UFPel integra a programação nacional e preparou uma programação diária, com a nova edição do programa "Museus para ouvir", que vai ao ar na Rádio Federal até o dia 27 deste mês. Mas não para por aí. Hoje tem início a "Acervos que contam histórias!", do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg). A exposição é o tema da página de Cultura de hoje do Diário Popular.

Será tudo por meio de ambiente digital, gratuito e aberto à comunidade. Além de exposições, tem palestras, debates e lançamentos. Para quem tá com saudades dos museus, a oportunidade está aí! Além da nossa edição de hoje, o site da UFPel traz toda a programação da semana.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados