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Dicas de inbound marketing para alavancar os negócios

04 de Dezembro de 2019 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Ricardo Vinhas, consultor empresarial - ricardo@k2ponto.com.br

Por meio de técnicas hábeis de inbound marketing, uma empresa pode despertar interesse no que faz e facilitar as perguntas do cliente em potencial sobre seu negócio.

O inbound marketing, no entanto, requer um pouco de esforço e pode se desviar facilmente do curso. Existem muitos clientes que uma empresa pode atingir, e reduzi-los ao grupo dos mais relevantes exige um planejamento cuidadoso e uma habilidade considerável.

Vamos explicar algumas das melhores técnicas que uma empresa que almeja aumentar sua presença digital pode implementar.

#1. Anuncie seu valor, não seu custo

Se você competir com o custo, os preços caem e os clientes saem. Se você concorre com o valor, os preços disparam e os clientes formam fila. Não anuncie o problema: isso apenas atiça a concorrência para tomar a venda de você. Posicione-se atrás do seu valor, que não pode ser roubado. Deixe o preço ser o problema dos seus concorrentes.

#2. Crie conteúdo significativo e útil

Quando os clientes em potencial pesquisam sua empresa on-line, a única maneira de você chegar aos resultados da busca é ter um conteúdo significativo que responda às perguntas e ajude a resolver o problema. O primeiro passo na metodologia inbound é criar conteúdo útil e encantar seu público, levando-o a um caminho que os move pela jornada do comprador.

#3. Entenda de onde vêm seus leads

Uma das partes mais críticas de sucesso ou fracasso no marketing digital é entender de onde vêm seus leads. Isso significa reservar tempo e fazer uma análise completa que permitirá saber o que esperar em termos do que as pessoas estão procurando e como elas o encontram. Essa é uma ótima maneira de planejar novas áreas inexploradas para o marketing.

#4. Fale menos, ouça mais

Quando se trata de abrir o diálogo com clientes em potencial, muitas empresas divulgam todos os seus produtos e serviços antes de entender completamente o que motivou o contato com o seu negócio. Portanto, o conselho é simples: "Fale menos. Ouça mais.".

#5. Destaque seus clientes atuais

Aproveite o sucesso que a sua solução proporcionou aos clientes atuais e atinja novos públicos por meio de estudos de caso, webinars, cobertura da mídia ou perguntas e respostas. Compartilhe estrategicamente essas histórias no processo de vendas para demonstrar como os atuais clientes abordaram os mesmos pontos problemáticos que seus clientes potenciais têm.

#6. Responda às perguntas da sua audiência

Aproveite as perguntas que as pessoas estão fazendo. Você pode até usar um formato de perguntas e respostas no seu conteúdo. Por exemplo, se você vende bicicletas elétricas, perguntas como "Até onde uma bicicleta elétrica vai?" ou "As bicicletas elétricas são seguras?" devem ser solicitadas e respondidas dentro do seu conteúdo para capturar a atenção do seu público-alvo. Se eles tiverem perguntas, verifique se você tem as respostas.

#7. Pense como o comprador

É difícil para as empresas enxergarem seus negócios pela perspectiva do cliente em potencial. Até as frases que as empresas usam para descrever seus negócios são expressas nas próprias palavras, e não nas palavras do comprador. Imagine o comprador tendo um trabalho a ser feito na busca de um serviço ou produto, e interprete esse cliente em potencial para obter a perspectiva do comprador.

Na semana que vem, veremos dicas referentes à qualidade do site, ranqueamento nos mecanismos de buscas, segmentação da concorrência no Google Ads e a relação entre a estratégia de marketing e a jornada do cliente.


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