Análise

Curiosidades no Mundo da Moda

26 de Abril de 2015 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Milka Wolff, estilista e curadora do Museu da Moda de Canela (RS)

A moda reúne muitas curiosidades, conhecido como Vocabulário Fashionista, ou seja, palavras utilizadas no mundo da moda. Quem aprecia o mundo da moda, pelo menos algum setor, já deve ter ouvido falar em algumas palavras. Tratam-se de expressões próprias usadas por estilistas, modelos e todos os que rondam esse universo, especialmente em inglês e em francês.

Avant-garde, por exemplo, significa vanguarda. Na moda, pode ser um estilo que represente uma ruptura nos padrões artísticos de sua época. Castingsignifica uma seleção de modelos. Vintagecorresponde a antigo, relativo aos anos 20, à nobreza. Retrô é um termo usado para roupas antigas que voltam à moda. Bolero é um ccurto e aberto que cobre somente os ombros e seios e deve ser usado sobre regatas. O bolero pode ser com ou sem mangas. Já o Cache-Coeur é um tde blusa com decote transpassado e drapeado sobre o peito. Cardigãé um cde lã sem gola e com abotoamento central que pode ser usado sobre outras peças.

Trench Coat é tipo de capa/casaco comprido, utilizado sobre outras roupas. Originalmente, é uma modelagem inglesa masculina feita de gabardine, com pala nas costas e faixa na cintura, que se tornou um clássico do guarda-roupa feminino. Cannadiènneé um casaco de lã, muito esportivo, abotoamento com trespasse com quatro ou seis botões.

Evasê é uma scom corte um pouco mais amplo na parte inferior. Godêé uma saia ampla e rodada, com uma modelagem muito ampla na parte inferior. A é um mde saia com a forma de um A, ajustada no quadril que se abre na barra.

Catwalk é uma .Fashion Seasonsé tde desfiles e highlightsé a grande sensação de um desfile. Hitcorresponde aalgo que é o sucesso da estação.

Um look cleansignifica l, imagem clara, de fácil visualização. No dicionário fashionista, é aquele que não conta com muitos acessórios, pode ser menos carregado, menos colorido.Softé l; folké um edesenvolvido por meio de inspiração em itens folclóricos de um país ou região. Patchworké um tcom retalhos, poá é ede bolinhas.

Esse vocabulário, conhecido também como verbete,é utilizado também em lojas de moda, a exemplo de Amoreia, que é um tartificial que imita a seda. É usado em roupas femininas para o verão. Autrichessão arranjos de plumas. Baggyé uma calça larga nos quadris, afunilada nos tornozelos. Balconnéé um decote ousado, com alças e barbatanas. Degadêé um decote livre ou gola aberta, afastada do pescoço ou colo.

Na moda, o Barroco é seguidamente retomado por meio de peças que lembram o clima eclesiástico e o estilo medieval (tons pastel, tecidos rústicos, mantôs, capuzes, capas, casacões, batas pesadas, especialmente no inverno). Basquineé uma saia enfeitada, usada no século XVI, muito ampla, mantinha-se aberta e esticada sobre círculos.

Canguru é um modelo de blusa, camisa ou jaqueta que tem bolsos frontais dispostos no meio da peça e capuz. Chemisieré um vestido abotoado na frente, como uma camisa masculina. Corselet é um corpete justo, sem alças e com formato de lingerie, que vai até a altura dos quadris. Echarpeé um lenço longo e estreito que envolve o pescoço. é uma cça comprida com as pernas largas, que podem ou não ter pregas na cintura.

Homewear é uma rprática e confortável para ser usada em casa. Jardineira é um macacão esportivo que deve ser usado com camisa ou T-Shirt. Negligêé um tipo de roupão em tecido leve e transparente, que se usa na intimidade por cima da camisola. Shirt é uma cem forma de "T", camiseta. Pelerine é uma peça curta e de modelagem godê que cobre apenas os ombros e a parte superior dos braços.

Hype significa ede propaganda, algo que cause muita expectativa antes de seu lançamento, euforia de divulgação. Na moda, é algo como moderno, da última moda. Upsignifica dum trato no visual, levantar o astral, deixar pra cima.

Esses e outros termos serão explicados por mim, a partir deste artigo, para que os leitores possam melhor compreender o mundo da moda. Visitem o Museu da Moda em Canela (RS), o único do gênero no mundo que conta a história da evolução de indumentária feminina em quatro mil anos.

 


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados