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Como deve ser um plano de marketing digital eficaz em 2020?

22 de Janeiro de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por Ricardo Vinhas

dos entrevistados indicaram que a mídia tradicional de impressão / transmissão é um pouco mais eficaz que o digital e apenas 1% considerou o marketing tradicional como sendo significativamente mais eficaz do que o digital.

Táticas digitais mais eficazes em 2019

A mídia digital se expandiu para além dos anúncios, incorporando táticas como inteligência artificial (IA), chatbots, personalização e marketing de conteúdo. Mesmo assim, a tática mais eficaz é também uma das mais antigas da mídia digital: 49% dos entrevistados listaram o SEO (Search Engine Optimization - otimização de mecanismos de busca) como a principal.
As mídias sociais e as publicações em blogs vieram em segundo lugar, com 47% dos entrevistados indicando que essa estratégia foi eficaz para eles. Em seguida, anúncios de pesquisa e sociais (43%), personalização / conteúdo (43%) e e-mail / newsletters (42%).

A importância das martechs

As martechs (marketing + tecnologia) são startups que fornecem ferramentas de mídia digital. O crescente papel da tecnologia no marketing e como ela contribui para a sua eficácia ficou evidente na pesquisa: 90% dos entrevistados continuarão a investir nas martechs em 2020. A pesquisa também apontou as principais métricas de sucesso usadas para determinar quais táticas e investimentos funcionaram em 2019. Metade dos entrevistados listou o custo por aquisição (CPA) como a medida mais eficaz de sucesso, seguido pela taxa de conversão (46%), taxa de engajamento (45%) e ROI (Return On Investment - retorno sobre o investimento) relativo à campanha (37%).

Conclusão
Acima de 70% das empresas pesquisadas indicaram que as estratégias mais eficazes combinam recursos internos e especialistas terceirizados, enquanto 18% planejam usar apenas recursos internos e apenas 11% planejam terceirizar totalmente os especialistas. O foco em melhorar as vendas gerando mais leads e aumentar a aquisição de novos clientes continuará sendo o maior impulsionador dos planos de mídia digital. Táticas confiáveis como SEO, marketing de mídia social (pago e orgânico) e conteúdo se tornarão mais eficazes com o uso de ferramentas de martechs que alavancam cada vez mais o poder da IA, chatbots e personalização.


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