Comentário

CEBehrensdorf de Brasília

Na coluna do CEBehrensdorf desta quinta-feira (25), confira as crônicas enviadas diretamente da capital federal. E-mail: cebehrensdorf@uol.com.br

25 de Abril de 2013 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

ABCD
A, de Argentina; B, de Brasil; C, de Cristina e D, Dilma. Iniciais e nomes das duas mulheres mais poderosas da América Latina, juntas em Buenos Aires nesta quinta e sexta-feira.

Aguardar
As agendas oficiais mostram a leveza de sempre. Vamos aguardar as notícias retocadas ou não a partir desta quinta. Cabeleireiros e maquiadores estão levemente tensos.

Dúvida
Gostaria que o presidente uruguaio Jose Mujica participasse de alguma reunião com microfone aberto. Qual será sua opinião sobre Dilma? O que ele pensa de Cristina já sei.

Colombo
Cristina Kirchner quer transferir o monumento de Cristóvão Colombo da praça em frente à Casa Rosada para Mar Del Prata, a 400 quilômetros da capital. Há divergência.  

Juana   
O projeto do governo propõe a troca do monumento de Cristóvão Colombo por outro, em homenagem a Juana Azurduy de Padilla, mulher símbolo da independência da Bolívia.

Doação
Em 1921 a comunidade italiana doou a estátua de Colombo para a comemoração do centenário da Revolução de Maio. A comunidade considera a proposta da troca ultrajante.

Indignados
"É um tapa na cara, uma vergonha, estamos indignados", declararam Domenico Clemente e Maria Cristina Barruto, dois manifestantes que participaram do protesto.

Bandeira
O protesto dos italianos, chamado de A força do abraço, cercou simbolicamente o monumento de Colombo, colocando uma grande bandeira da Itália nas grades em volta da estátua.

Opositor
Para ser válida, a decisão de Cristina tem que ser aprovada pelo prefeito da cidade, Mauricio Macri, que é um grande opositor político da presidente argentina. Este é o nó.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados