Opinião

Ambiente de trabalho e o engajamento da equipe

14 de Maio de 2022 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por Isnar Amaral
Consultor em energia do ambiente

Cada empresa é um sistema com características próprias onde o seu ambiente de trabalho - que corresponde ao coração do negócio - torna-se um alvo de atenção permanente. Neste meio, a terceira lei de Newton não deve prevalecer: “A toda ação corresponde uma reação de igual intensidade, que atua no sentido oposto.” Na realidade, a condição esperada é que as atividades da equipe gerem sinergia, atuando em um único sentido, o do propósito da empresa.

O ambiente de trabalho contém o padrão de energia que se propaga para o ecossistema da empresa, impregnando o seu ambiente interno, o externo e o universo de possibilidades, e contagiando a todos os envolvidos e interessados no negócio.

Para manter a equipe engajada, em harmonia e sincronizada, é necessário promover o equilíbrio do ambiente de trabalho, mediante o ajuste da energia deste meio. É semelhante a interferir nos peixes de um aquário, a partir da água deste recipiente. É impraticável manter um sistema em harmonia inserido em um sistema maior desequilibrado.

Uma característica do ambiente propício é que os colaboradores se sentem satisfeitos, o que oportuniza maior produtividade, engajamento, harmonia e melhor qualidade de vida.

Treinamentos, cursos e palestras geralmente melhoram o clima deste meio, pois as pessoas se motivam e o contagiam com sua energia intrínseca. No entanto, a automotivação apresenta declínio com o passar do tempo, principalmente porque o ambiente, não preparado na mesma frequência, absorve esta energia das pessoas. Pode-se comparar a extrair uma pedra do rio, aquecê-la ao extremo e jogá-la novamente no mesmo local. Em pouco tempo ela irá se harmonizar com este ambiente e retornará à mesma temperatura inicial.

A eficácia no engajamento da equipe aumenta significativamente se, paralelo ao treinamento das pessoas, for promovido o equilíbrio da energia do ambiente de trabalho em caráter permanente. A partir desta ação, as pessoas serão influenciadas também de forma extrínseca. Em resumo, as pessoas contagiam o meio e, simultaneamente, são contagiadas por ele. O ambiente equilibrado ocasiona um clima de bem-estar e proporciona o engajamento da equipe.

O alinhamento do padrão de energia do ambiente de trabalho, em caráter permanente, oportuniza a Sincronia Sistêmica, método que fomenta o engajamento da equipe.


Comentários