Editorial

Amazônia. orgulho e preocupação

23 de Agosto de 2019 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Um dos principais debates do ano até aqui, a preservação da Amazônia, ganhou o centro das atenções no Brasil - e também no exterior - por contrapor ideias do governo federal com políticas já estabelecidas. O assunto, entre os mais relevantes do mundo na questão ambiental, resgatou a necessidade de se discutir mais aquela que pode ser considerada a principal riqueza do país.

Sobre o que pensam os brasileiros disso, o Ibope Inteligência aproveitou a oportunidade e realizou entre os dias 14 e 16 deste mês, a pedido do Avaaz.org, uma pesquisa com os eleitores com 16 anos ou mais para identificar o posicionamento deste público. E descobriu que nove em cada dez concordam que a Amazônia é motivo de orgulho nacional. Do total, 68% totalmente e 20% parcialmente. Já 9% discordam totalmente ou em parte da afirmação e 2% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

Quanto à preservação da floresta ser essencial em diversos aspectos, foram apresentadas afirmações aos entrevistados, que levaram aos seguintes resultados:- Preservar a Amazônia é essencial para a sobrevivência dos animais selvagens: 91% concordam totalmente e 7% em parte;

- Preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente no Brasil: 90% concordam totalmente e 7% em parte;

- Preservar a Amazônia é essencial para o orgulho do Brasil: 82% concordam totalmente e 13% concordam em parte;

- Preservar a Amazônia é essencial à identidade do Brasil: 84% concordam totalmente e 10% em parte;

- Preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente do mundo: 84% concordam totalmente e 10% em parte.

Ao tratar do desmatamento, os brasileiros apontam a ação ilegal como preocupante e concordam que sua prática deve ser fiscalizada e punida. Assim, sobre a responsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e do governo federal, 96% dos entrevistados concordam totalmente ou em parte que "o presidente Jair Bolsonaro e o governo federal devem aumentar as medidas de fiscalização para impedir o desmatamento ilegal na Amazônia".


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados