Entrelinhas

Abominável Brasil velho

09 de Fevereiro de 2019 - 11h32 0 comentário(s) Corrigir A + A -

A sede de lucro do capitalismo exacerbado - este predador feroz e voraz - é responsável por tragédias e mazelas brasileiras (para ficar somente em terras tupiniquins). Ganhar dinheiro a qualquer preço, mesmo dizimando fauna, flora e gente, é tão ou mais pernicioso à sociedade que a corrupção. Por quê? Porque o capitalismo dito "selvagem" se exauriu em si mesmo, se autodevorou. Na prática, se mostra ultrapassado e culpado direto pela derrocada de nações inteiras, sobretudo do meio ambiente - vide a incidência preocupante da sucessão de desastres naturais causados pela mão do homem, em nome de dividendos. O crime ambiental de Mariana, perpetrado por subsidiária da Vale, foi uma tragédia prevista. O reincidente caso de Brumadinho também é considerado ato criminoso. Ao não investir recursos na prevenção de acidentes e relegar a vida a plano secundário, a mero instrumento de auferir renda, a Vale assinou o passaporte da calamidade. Neste e em outros casos similares, a economicidade nas operações, com o objetivo de lucrar mais e mais, expõe estratégia equivocada. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) deixou de investir em obras contra as cheias... Se tivesse tomado precauções devidas, certamente a tempestade de quarta-feira não teria deixado rastro de destruição e morte. O Flamengo gasta milhões na contratação de jogadores, paga salários de R$ 700 mil a atletas considerados craques, mas deixou de destinar pequena quantia para que meninos da categoria de base tivessem conforto e segurança. Deu no que deu, infelizmente. Há de se rediscutir prioridades nas áreas pública e privada. A vida deve ser respeitada. A voracidade pelo lucro não pode continuar se sobrepondo aos direitos dos seres. O liberalismo econômico morreu por excesso de gula - é preciso admitir.

LEITURA
A oposição, especialmente de esquerda, saiu estraçalhada da eleição presidencial. Até agora não reencontrou o rumo. Os partidos estão divididos, antigas lideranças foram defenestradas, novas tentam reunir os cacos. A democracia necessita de contraponto - republicano e responsável.

INDEPENDÊNCIA
Vereadores integrantes da base partidária, que sustenta politicamente o governo Paula Mascarenhas (PSDB), se rebelam contra orientações do comando das siglas. Boa parte está votando com a oposição. A rejeição à implantação da taxa de iluminação é exemplo. Eleitorado está ligado nos fatos...

CPI
Senado Federal ensaia a criação de CPI para investigar o Poder Judiciário. Requerimento é apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE). A intenção não é "invadir território" do Judiciário, mas investigar condutas além das prerrogativas previstas na Constituição. Polêmica à vista.

INJUSTIÇA...
Receita Federal investiga o ministro do Superior Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Ele é suspeito de envolvimento em "possíveis fraudes de corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de patrimônio e tráfico de influência". Mendes alega inocência e diz que tudo não passa de "perseguição".

TRISTEZA
Lamentável a tragédia que vitimou os meninos do Flamengo. Sonhos e vidas precocemente interrompidos. Pior ainda se confirmada a denúncia de que o local onde os atletas dormiam é irregular. Área do Centro de Treinamento não poderia ser utilizada como alojamento; apenas como estacionamento.

VAGA
Deputado Dirceu Franciscon (PTB) foi nomeado secretário estadual de Desenvolvimento e Turismo. Em seguida afastou-se para ser empossado no cargo parlamentar. E ainda não retornou ao governo, segundo o site da AL. Pode ser a primeira baixa do secretariado de Eduardo Leite (PSDB).O suplente de Franciscon é Marcus Vinicius Almeida (PP).


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados