Editorial

A tecnologia na pauta das eleições

30 de Outubro de 2020 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Nas lives realizadas pelo Diário Popular com os candidatos à Prefeitura de Pelotas, que encerra hoje a primeira semana de conversas, um tema de extrema importância ainda se revela tímido na apresentação das propostas de cada um que concorre ao Executivo: a transformação digital do município a bem da comunidade.

E isso, por mais que os candidatos considerem ainda assunto para um segundo momento na gestão, é fundamental e já poderia estar presente em abrangência muito maior para todos. Benéfico tanto ao Poder Público quanto aos cidadãos.

Ter uma cidade digital, uma Pelotas digital, é o futuro e uma demanda que o mundo exige. Impossível fugir do tema ou, como já foi dito, adiá-lo. O risco de ficar para trás é grande, a ponto de Pelotas perder competitividade.

O desenvolvimento de serviços tecnológicos às necessidades governamentais cobre um campo vastíssimo. Do gerenciamento ao armazenamento de dados; da proximidade com a população a modelos inovadores de atendimento.

E o que se pergunta é: qual governo não deseja isso?

A tecnologia facilita a vida de todos e cada vez mais o contribuinte deseja tê-la a seu favor. A responsabilidade por oferecê-la é do gestor, a quem cabe manter-se atualizado e discutir as melhores propostas para a cidade. Seja para alugar uma bicicleta, saber onde está o ônibus antes de chegar na parada, conseguir um alvará em poucas horas, receber alerta de trânsito ou clima, agendar uma consulta no posto de saúde e, até mesmo, conversar diretamente com o(a) prefeito(a) ou os(as) secretários(as), sem a necessidade de sair de casa.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados