Estilo
Crônica

Paris à primeira vista

13 de Janeiro de 2018 - 10h16 Corrigir A + A -

Por: Maria Alice Estrella - malicestrella@yahoo.com.br

Depois da acomodação no hotel, saímos para um passeio panorâmico até o Arco do Triunfo. Desfilaram, frente aos meus olhos ávidos, as belas ruas de Paris com seus prédios de arquitetura típica na fisionomia da Cidade Luz.

O ônibus que nos conduzia deixou-nos numa das avenidas paralelas ao Arco do Triunfo. Atravessamos os sinais de tráfego até a Avenue de Champs-Elysées. Ali, extasiada e nem acreditando que tudo era real, entre emocionada e deslumbrada, tirei fotos e mais fotos até onde minha vista alcançava.

Descemos uma pequena escadaria e atravessamos o túnel subterrâneo que leva ao majestoso Arco do Triunfo.

O Arco do Triunfo fica no centro da maior rotunda de Paris, a Praça Charlles de Gaulle ou Etóile (estrela), que faz a ligação entre 12 avenidas da cidade. Construído em homenagem as vitórias militares de Napoleão, abriga o Túmulo ao Soldado Desconhecido. No centro, pendurada no ponto mais alto, tremulava ao sabor do vento, numa dança festiva, uma imensa bandeira com as cores francesas, para deleite de todos os olhares.
Voltamos para a Avenida dos Campos Elísios. Eu estava repleta de emoções, começando a tornar realidade o sonho de caminhar pela mais famosa avenida de Paris. Sua largura é incrível. As calçadas são amplas e seus cafés, cinemas e lojas atraem multidões que lá vão para comer e fazer compras, mas também para verem e serem vistos.

Consegui fotografar o entardecer com o contorno do Arco do Triunfo desenhado num céu de matizes salpicado por nuvens soltas. Lindo instante! Sem falar nas fotos em selfie que fiz.
Retornamos ao hotel para nos prepararmos para os passeios noturnos.

Todo grupo pronto a tempo e lá fomos nós para a Torre Eiffel que, deslumbrante, estava iluminada para festejar com fogos e música para encanto dos espectadores. Filmei e vibrei com a oportunidade de viver essa solenidade. Turistas de todas as partes do mundo se concentravam ombro a ombro para não perder detalhe algum.

Dali, seguimos de ônibus para um passeio com o guia local que, diga-se de passagem, proporcionou agradáveis momentos com sua alegria contagiante.

Passamos pelo Arco do Triunfo novamente. A diferença foi marcada pelas luzes que salientavam o monumento de forma intraduzível.

Nossa primeira parada foi na Ponte Alexandre III. Que magnífica!

A ponte atravessa o rio Sena e liga o bairro dos Campos Elísios ao dos Inválidos. É considerada uma das pontes mais ornamentadas e extravagantes de Paris com sua decoração art noveau de lampiões, querubins, ninfas e cavalos alados nos dois extremos. O estilo da ponte combina com o do Grand Palais e do Petit Palais, com os quais faz ligação na margem direita do rio

Apoiada no muro sobre a ponte, eu pude ver a Torre Eiffel distinguindo-se como um marco no céu com seu facho de luz. Registrei numa foto. Além do registro que ficou na memória.

Na margem esquerda do rio destaca-se o Palácio dos Inválidos ao fim de uma alameda de lampiões, como se fosse um cortejo de brilho na direção à belíssima edificação.
Quantas emoções! Paris a noite é de tirar o fôlego!

Demos sequência ao nosso passeio panorâmico: Assembleia Nacional; Place de La Concorde com suas fontes ladeando o Obelisco de Ramsés II. A Place de La Concorde fica num dos extremos da Avenida Champs-Elysées e sua forma octogonal dá-lhe uma grandiosidade ímpar. Eglise de La Madeleine, que é uma das mais conhecidas igrejas de Paris por sua localização e suas proporções. Uma colunata de coríntias, de 20 metros, circunda o prédio e serve de apoio para as esculturas na frisa.

Descemos para fotos na proximidade do Teatro da Ópera de Paris, Palais Garnier! Com uma mistura de estilos que vai do clássico ao barroco, este prédio de 1875 passou a simbolizar a opulência do Segundo Império.

Passamos pela Catedral de Notre Dame e pelo prédio da Prefeitura de Paris, encerrando a noite com a beleza das ruas da cidade até chegarmos de volta ao hotel.

Comentários Comente

REDES SOCIAIS

Diário Popular - Todos os direitos reservados