Estilo
Crônica

Fashion design cósmico

02 de Setembro de 2017 - 06h00 Corrigir A + A -

Por Thaís Russomano

O empreendedor, visionário, investidor e entusiasta da Era Espacial Elon Musk compartilhou, recentemente, mais uma de suas ideias estelares. Utilizando a mídia social, ele revelou as fotos do novo design dos trajes espaciais de sua empresa, a SpaceX, abreviatura de Space Exploration Technologies Corporation, uma empresa de temática espacial, sediada na Califórnia. Esse novo modelo deverá ser usado por astronautas dentro da cápsula Dragon da SpaceX, a qual transportará tripulantes em missões espaciais.

Pelas fotos de Musk, o design de sua roupa espacial é muito diferente do utilizado desde o início dos anos 1960, quando Gagarin realizou o primeiro voo tripulado na órbita terrestre. Apesar de a tecnologia ter melhorado muito os trajes dos astronautas ao longo das décadas, tornando-os mais seguros e funcionais, somente agora é que sua estrutura pesada e desconfortável parece ceder a um design mais moderno e elegante. Detalhes não foram ainda apresentados pela SpaceX, mas Musk afirma que o novo traje não se preocupou apenas em ser mais bonito, mas em associar elegância à segurança.

A revelação de Musk me fez lembrar um trabalho do mestrado Visual Culture and Contemporary Art (ViCCA), da Universidade Aalto, de Helsinki, Finlândia, no qual tenho contribuído com um módulo sobre Space & Design. Uma de minhas alunas decidiu revisitar os conceitos dos trajes espaciais, tentando adicionar a eles mais modernidade e sofisticação.

Interessantemente, ela e Musk dividiram a mesma preocupação - a difícil arte de equilibrar estética, funcionalidade e resistência. Assim, já ficou claro que não será nada fácil criar uma boutique espacial. Parece, porém, que um fashion design cósmico está prestes a ser lançado.

Comentários Comente

REDES SOCIAIS

Diário Popular - Todos os direitos reservados