Agro

Veterinária celebra 50 anos com aula magna

Atividade promovida pela UFPel será ministrada pelo ex-professor do curso e escritor Alcy Cheuiche

12 de Setembro de 2019 - 15h35 Corrigir A + A -
Aula será ministrada pelo ex-professor do curso, o escritor Alcy Cheuiche (Foto: Reprodução - Facebook)

Aula será ministrada pelo ex-professor do curso, o escritor Alcy Cheuiche (Foto: Reprodução - Facebook)

A Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (FaVet/UFPel) completa 50 anos de atividades neste ano. Para celebrar a data, uma série de atividades foram realizadas no primeiro semestre. A aula magna do curso, marcada para o próximo dia 27, será o ápice das festividades, que se encerram no sábado, dia 28, em um almoço.

A aula magna será às 10h e terá como tema a fundação do curso. A ideia é recordar a história da Medicina Veterinária e sua trajetória dentro da UFPel, que também completa 50 anos. O ex-professor do curso e escritor gaúcho Alcy Cheuiche será o responsável pela condução da aula, que será realizada na sede da faculdade. Além dele, centenas de atuais e ex-docentes, alunos e ex-alunos devem participar da atividade, que é aberta à comunidade. À tarde, os participantes serão convidados para visitar a estrutura do prédio.

No dia seguinte, o almoço, às 11h, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) União Gaúcha, fechará o ciclo de comemorações do jubileu de ouro do curso. Os ingressos serão comercializados até o dia 26, junto à coordenação do curso. Para o almoço, são esperadas cerca de 400 pessoas. Outras informações podem ser acessadas pelo telefone 3275-7644, com a direção da FaVet.

As festividades tiveram início em abril. A primeira ação foi o descerramento de uma placa em homenagem comemorativa. Simultâneo à homenagem, um brechó foi criado e recebeu doação de ração para animais e alimentos não perecíveis, que foram doados para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Para voltar às origens
O curso foi criado concomitante ao início das atividades da UFPel. É um dos mais antigos da instituição e pioneiro em Pelotas. Com o objetivo de resgatar a história da Veterinária dentro da universidade, a direção escolheu o ex-professor e escritor Alcy Cheuiche para ministrar a aula magna do curso. Como professor, ele participou do corpo docente da primeira turma de Veterinária dentro da UFPel.

No entanto, a carreira de Alcy vai além das salas de aula. Ele também é escritor e já publicou livros em gêneros como romances, crônicas, peças e poesias. Dentre eles, é possível citar A Guerra dos Farrapos, que recebeu o Prêmio Literário Ilha de Laytano. Possui obras que já foram traduzidas para o alemão e para o espanhol, além de já ter sido patrono de feiras do livro em seis cidades. É sócio-fundador da Associação Gaúcha de Escritores e membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados