Imunizações

Vacinação tem alta procura nesta quarta-feira em Pelotas

Aplicações seguem, nesta quinta-feira (4), para idosos com mais de 80 anos

03 de Março de 2021 - 20h24 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Nesta quarta-feira (3), foi retomada a aplicação em pessoas com 80 anos ou mais (Foto: Divulgação - DP)

Nesta quarta-feira (3), foi retomada a aplicação em pessoas com 80 anos ou mais (Foto: Divulgação - DP)

A prefeitura de Pelotas imunizou mais de 1,5 mil idosos contra a Covid-19 em três dias de vacinação nos bairros. Nesta quarta-feira (3), foi retomada a aplicação em pessoas com 80 anos ou mais. A vacina para essa faixa etária segue até sexta-feira (5) em sete escolas municipais selecionadas. 

Os idosos que procuraram a vacina na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Barreto, no Laranjal, tiveram a companhia da prefeita Paula Mascarenhas. A gestora acompanhou a recepção e aplicação. Entre pedidos de informações, observações sobre o trabalho do Município na vacinação e fotos, a prefeita avaliou mais essa etapa da imunização.

Dona Tanyra Maraninchy, 81 anos, teve a aplicação da dose acompanhada de perto pela prefeita. Ela agradeceu à chefe do Executivo. "Foi muito tranquilo, sem grandes esperas e, com a prefeita junto, foi melhor ainda", apontou a aposentada.

A aposentada Yolanda Mattos, 83 anos, afirmou que não teve problemas para conseguir a ficha para receber a vacina. “Depois que eu me vacinar, vou continuar me cuidando, ficando em casa."

As lágrimas não esconderam a emoção de dona Vilma Paludo, 80 anos, ao ser vacinada contra a Covid-19. Acompanhada pelo marido, agradeceu a possibilidade da prevenção. "Saio daqui agradecida, com a cabeça mais tranquila. Todos estão de parabéns pela forma como estão nos atendendo. Obrigada!", comemorou Vilma.

Mais aplicações até sexta-feira

A imunização de idosos com 80 anos ou mais continua durante a semana em sete escolas municipais. Na quinta-feira (4), o Colégio Pelotense e as Emefs Afonso Vizeu e Ministro Fernando Osório vão contar com 200 doses cada, enquanto as demais terão 100 doses cada uma. Será repetido o esquema de distribuição de fichas nos locais. Na sexta-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar as doses remanescentes da semana. 

Os beneficiados deverão apresentar os seguintes documentos:

- documento de identidade (RG ou CPF);

- comprovante de residência; e

- cartão do SUS, preferencialmente.

É importante lembrar que os idosos que apresentarem, nas últimas quatro semanas, sintomas gripais ou outras doenças agudas febris moderadas, não deverão se vacinar. Além disso, pacientes que fazem uso de medicação para imunidade devem fazer a imunização com, pelo menos, um mês de intervalo entre a administração do medicamento e a vacina, para que não ocorra interferência na resposta imunológica.

Programação para os próximos dias

Idosos com 80 anos ou mais

- Quinta-feira (4) - das 10 às 15h nas 7 escolas

- Sexta-feira (5) - das 10 às 15h nas 7 escolas

Relembre os endereços

- Emef Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas); 

- Emef Núcleo Habitacional Dunas – rua Três, 470 (Areal); 

- Emef Francisco Caruccio – avenida Leopoldo Brod, 3.220 (Três Vendas); 

- Emef Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal); 

- Colégio Municipal Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro); 

- Emef Alcides Mendonça – rua Padre Diogo Feijó, 213 (Fragata); e 

- Emef Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal).

Vale ressaltar que a vacinação em domicílio, contra o coronavírus, segue para a faixa etária de 85 anos ou mais. O registro de acamados deve ser feito no site da Prefeitura, através do link.  


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados