Covid-19

Vacina para crianças em cinco UBSs

Locais aplicarão o imunizante CoronaVac a partir de segunda-feira

27 de Janeiro de 2022 - 15h12 Corrigir A + A -
Novo cronograma começa a valer na segunda-feira. (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

Novo cronograma começa a valer na segunda-feira. (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

O agendamento para vacinação infantil contra a Covid-19 já está disponível no sistema da prefeitura de Pelotas para todas as crianças a partir de cinco anos, que poderão ser imunizadas de segunda-feira (27) em diante. Outra mudança definida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é a ampliação nos locais de vacinação, também a partir de segunda, com cinco novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que aplicarão o imunizante CoronaVac em crianças de seis a 11 anos, conforme os horários ofertados no sistema de agendamento e as doses disponibilizadas.

"Um anúncio muito importante e um momento de alegria, principalmente para os pais e responsáveis que poderão ter o alívio de verem seus filhos vacinados", ressaltou a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) durante o anúncio pelas redes sociais.

A Unidade de Vacinação Infantil, montada na Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, aplicará apenas a vacina da Pfizer, em todo público infantil a partir de cinco anos e, também, em crianças imunocomprometidas. A antecipação do cronograma busca aumentar a segurança da população com o maior número possível de vacinados no município.

É importante destacar que a imunização será realizada apenas por agendamento. Na hora da aplicação é necessário apresentar o comprovante disponibilizado na plataforma. O sistema permite que os responsáveis façam a escolha do dia e horário para a vacinação, agilizando o atendimento e evitando aglomerações. Após receber o imunizante, as crianças deverão aguardar no local durante 20 minutos para observação.

Orientações da SMS

A SMS esclarece que para receber a dose contra a Covid-19, a criança deve aguardar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação desse imunizante e qualquer outro do calendário vacinal infantil, não podendo recebê-los concomitantemente.

Continua a orientação às pessoas que apresentarem sintomas gripais de não comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Confira os dias e locais de vacinação

Crianças de seis a 11 anos - CoronaVac

Segunda-feira

*UBS Simões Lopes - avenida Visconde da Graça, 107 - Simões Lopes

Terça-feira

*UBS Guabiroba - rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 352 - Fragata

Quarta-feira

*UBS Santa Terezinha - rua São Miguel, 5 - Três Vendas

Quinta-feira

*UBS Laranjal- rua São Borja, 683 - Laranjal

Sexta-feira

*UBS Bom Jesus - Avenida Itália, 350 - Areal

*Nestas datas as UBSs não estarão realizando nenhum outro tipo de vacinação ou atendimento.

 

Crianças a partir de 5 anos e crianças imunocomprometidas - Pfizer

De segunda a sexta-feira

*Unidade de Vacinação Infantil (Ubai Navegantes) - rua Darci Vargas, 212 - Navegantes


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados