Feovelha começa nesta quinta-feira
A 37ª edição da feira será exclusivamente técnica e comercial, sem atrações culturais na programação devido à pandemia
Unidade voltou ontem a receber adultos com sintomas gripais e o Centro Covid continua atendendo todas as faixas etárias
O primeiro dia do retorno ao atendimento de pacientes com síndromes gripais, na UPA Areal, em Pelotas, foi marcado pela retomada de todos os procedimentos realizados desde julho, quando a Unidade passou a referência para esses diagnósticos. Desde ontem, a UPA volta a receber o público, exclusivamente adulto, com esses sintomas. O Centro Covid está apto a tratar pessoas de todas das faixas etárias.
De acordo com a secretária de Saúde, Roberta Paganini, a retomada dos atendimentos a síndromes gripais pela UPA reforça os serviços oferecidos à população, no momento que Pelotas registra aumento de casos positivos para o coronavírus, além de acréscimo nas internações hospitalares.
“A gente trabalha com planejamento, mas o planejamento eficiente é aquele que se adapta às mudanças. Havia uma certa estabilidade. Então, se repensou sobre a estratégia para atender a outras demandas - os procedimentos eletivos -, já que as de síndromes gripais estavam diminuindo. Mas, esse quadro mudou e temos que adaptar o planejamento de enfrentamento à Covid-19”, explica a secretária.
Neste primeiro dia, o movimento na UPA Areal foi considerado tranquilo, com cerca de 70 atendimentos, entre a manhã e o início da tarde. A UPA disponibiliza nove leitos de observação, sendo três de suporte ventilatório, com as mesmas características de leito de UTI.
Conforme a diretora adjunta do serviço, Odineia da Rosa, todas as pessoas passarão pela triagem antes de entrar na Unidade, para determinação do tipo de atendimento que irão receber.
A diretora adjunta ainda salienta a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar o local, assim como a importância de evitar aglomerações. Acompanhantes de pessoas que precisem de auxílio devem permanecer, preferencialmente, do lado de fora da Unidade.
Pelotas regiustrou na quinta-feira (19) mais uma morte pela Covid. Trata-se de um homem, de 65 anos, internado desde o dia 9 na UTI do HE-UFPel.
Onde ir?
Casos leves de sintomas gripais devem procurar atendimento nos seguintes serviços:
Central de Teleconsulta - de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 0800 6485 319; ou,
UBSs - das 8h às 13h.
Casos com agravamento dos sintomas gripais devem se dirigir para:
Centro Covid - crianças e adultos, 24h; ou,
UPA Areal - adultos, 24h.
Outras doenças, urgências e emergências:
Unidades Básicas de Atendimento Imediato (Ubais) Lindoia e Navegantes - de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h; ou, Pronto Socorro de Pelotas - 24h.