Em destaque

Unidade Cuidativa da UFPel está na final de concurso nacional de fotografia

Vencedor será escolhido pelo público; votação vai até este domingo

17 de Setembro de 2019 - 09h27 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Cena ressalta a importância de o paciente ser tocado; um tratamento que passa por afeto

(Foto: Julieta Fripp)

Cena ressalta a importância de o paciente ser tocado; um tratamento que passa por afeto (Foto: Julieta Fripp)

A cena é simbólica: as mãos entrelaçadas viram síntese de apoio e coragem. A imagem registrada em atividades da Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está entre as cinco finalistas da 3ª edição de Concurso Cultural de Fotografia promovido pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos. Detalhe: você pode ajudar a escolher a vencedora.

O prazo para participar da votação se encerra no domingo, dia 22. O concurso ajudará a marcar o Dia Mundial de Cuidados Paliativos, celebrado sempre no segundo sábado de outubro. "Queríamos reforçar esta mensagem de afeto, de que a pessoa precisa ser tocada", resume a diretora da Unidade e autora da foto, Julieta Fripp. E o tema de 2019, Meu cuidado. Meu direito, fazia essa provocação. Por isso, o detalhe das unhas pintadas e da caixinha de som ajuda a trazer um cenário que passa por qualidade de vida. No regulamento desta 3ª edição, entretanto, os pacientes não podiam ter seus rostos expostos, ainda que consentissem.

Atualmente, a Unidade Cuidativa da UFPel presta em torno de 1,4 mil atendimentos por mês. O número de usuários chega a cerca de 250 pessoas, que podem acionar os mais vários tipos de serviço; desde consultas ambulatoriais e de reabilitação física com vários tipos de profissionais da área da saúde até práticas integrativas, como Yôga, musicoterapia, Reiki e acupuntura. O trabalho, desenvolvido no prédio da antiga Laneira - no bairro Fragata - é direcionado tanto a cidadãos em tratamento de doenças graves quanto a seus familiares e cuidadores.

Relembre!
No ano passado, a Unidade Cuidativa também foi para final do Concurso Nacional. O registro feito pelo fotógrafo Marcel Streicher ficou em 2º lugar, após concorrer com mais de 30 imagens enviadas por diferentes cidades do país.

Participe da votação do Concurso de Fotografia! 
Acesse o link https://bit.ly/2kD9Ooc para participar da votação do concurso cultural.
A foto vencedora será escolhida pelo público, após avaliação já realizada por comissão julgadora composta por diretores da Agência Nacional de Cuidados Paliativos.
O prazo para participar se encerra neste domingo. Os ganhadores serão apresentados no dia 2 de outubro, no site da Agência: paliativo.org.br.

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados