Solidariedade

Um livro para fazer o bem

Avó e neta escreveram obra que será revertida ao Bouquet do Amor

30 de Outubro de 2020 - 13h09 Corrigir A + A -
Laura e Isadora Tonial  (Foto: Divulgação - DP)

Laura e Isadora Tonial (Foto: Divulgação - DP)

Capa da obra escrita por avó e neta (Foto: Divulgação - DP)

Capa da obra escrita por avó e neta (Foto: Divulgação - DP)

Com o objetivo de arrecadar fundos para o Bouquet do Amor deste ano, avó e neta se uniram mais uma vez. A escritora Laura Tonial e a neta Isadora Tonial, de apenas nove anos, escreveram um livro, voltado ao público infanto-juvenil, intitulado "Enfrentando Dificuldades". Toda renda será revertida em compras de lãs para ajudar a tradicional iniciativa pelotense. O lançamento ocorrerá neste sábado (31), às 19h , através de uma transmissão ao vivo pelo facebook do Bouquet do Amor.

A escritora, titular da Cadeira 12 da Academia Pelotense de Letras, explica que a nova obra busca que crianças e adolescentes sintam que seus problemas têm importância e que as dificuldades que enfrentam, sobretudo nessa época de pandemia, merecem um debate com pais, avós, professores e amigos. O livro é formado por dez histórias que, além de relatar os problemas dos pequenos, enaltecem o diálogo e as soluções. "Nos últimos capítulos falamos em quem eles devem confiar, com quem podem conversar", explicou Laura.

Segundo as autoras, pouco se tem falado sobre as consequências do isolamento social das crianças, sendo que é necessário destacar a importância do diálogo, a compreensão e o cultivo das amizades. As ilustrações do livro, que poderão ser pintadas pelos leitores, são da artista plástica Fátima Ferreira, a outra avó de Isadora. "Isso mostra o fortalecimentos dos laços entre neta e avós", disse a escritora, orgulhosa. A obra foi prefaciada por Moacir Elias, presidente da Academia Pelotense de Letras, que destaca a importância dos direcionamentos do livro que tratam de valores fundamentais para a construção de futuras pessoas de bem.

"Enfrentando Dificuldades" já é a segunda obra criado por avó e neta. A primeira, chamada de "Descobrindo Valores", foi lançada em março do ano passado e teve o objetivo de arrecadar fundos para o Banco Madre Tereza de Calcutá. "A minha maior realização é enaltecer o lado bom da vida, pois sou mais feliz quando ajudo o próximo", contou Laura, reforçando a importância de ter Isadora por perto, contente e afirmando que "nenhuma criança sentirá frio no outro inverno".

A idealizadora do projeto, Maria Eulalie Fernandes, relembra que no Evangelho inspirador do Bouquet há um trecho que diz "e haviam outros que vieram ajudar". Para ela, a dupla faz parte dos que fazem o "milagre" acontecer. "Eu fiquei muito agradecida, pois é a primeira vez em 39 anos que uma autora escreve um livro para doar", disse, emocionada. Além disso, ela convidou toda comunidade a participar do evento on-line e comprar o livro para ajudar a agasalhar os que mais precisam.

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados