Estilo Pet

Um abrigo cãomunitário

Associação de Moradores da Balsa instala casa para os cachorros em uma das praças da região

22 de Julho de 2019 - 13h05 Corrigir A + A -
Expansão.Meta é levar a iniciativa para outras áreas. (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Expansão.Meta é levar a iniciativa para outras áreas. (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A primeira semana do mês de julho foi marcada por um dos dias mais frios em Pelotas, as temperaturas alcançaram a sensação térmica de 0ºC. Solidarizando-se com os amigos de quatro patas desabrigados, a Associação Comunitária Moradores da Balsa (ACMB) instalou um abrigo comunitário para os animais na praça José Luiz Rosso. A iniciativa partiu do presidente da associação José Paulo Pinho, que deseja ampliar a iniciativa para outros espaços do bairro.

José Paulo Pinho lembra que a ideia não é de agora, há muito o plano de construir uma casa para abrigar os cães e gatos sem um lar definitivo é pauta na ACMB. O que impulsionou a construção foi a previsão das temperaturas para a primeira semana do mês. Naquele final de semana, a temperatura mínima registrada ao amanhecer foi de 2,4ºC, segundo a MetSul Meteorologia, a sensação térmica era de 0ºC. “Na mesma hora que eu coloquei, veio um gato e já se deitou”, conta o presidente.

Os custos para a produção foram baixos, a associação contava com a maior parte dos materiais, que sobraram de outras reformas e foram reciclados. Outros moradores também ajudaram com a construção, doando itens, como um pelego sintético para aquecer os animais. A ideia é que o abrigo comunitário seja replicado em outros pontos da Balsa. Outros dois pontos já estão no planejamento da associação, um deles é próximo do Veleiros Saldanha da Gama.

Para que isso ocorra, a associação iniciou uma campanha de arrecadação dos materiais. As doações podem ser feitas na sede da Associação, localizada na rua Paulo Guillayn, 190, e interessados que não tiverem como levar os materiais ao local podem entrar em contato com o presidente pelo (53) 99148-4220. A ACMB dispõe de veículo para frete.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados