Educação

UFPel tem 23 projetos de docentes contemplados no Edital Auxílio Recém-Doutor da Fapergs

Pesquisas estão inseridas em diferentes áreas do conhecimento, possuindo relevância em desenvolvimento técnico-científico e de inovação no estado

04 de Maio de 2021 - 22h12 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Professor Carlos Arthur Gallo foi contemplado com a pesquisa \

Professor Carlos Arthur Gallo foi contemplado com a pesquisa \"Políticas de memória em unidades subnacionais: o trabalho das comissões estaduais da verdade do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná” (Foto: Divulgação - DP)

Professora Cristiani Bortolatto, que teve seu projeto aprovado na área de Ciências Biológicas II (Foto: Divulgação - DP)

Professora Cristiani Bortolatto, que teve seu projeto aprovado na área de Ciências Biológicas II (Foto: Divulgação - DP)

Através do edital Auxílio Recém-Doutor (ARD), promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), 23 jovens docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram seus projetos aprovados e foram beneficiados com recursos para execução de pesquisas em ciência, tecnologia e/ou inovação.

Os projetos de pesquisa contemplados estão inseridos em diferentes áreas do conhecimento, possuindo relevância em desenvolvimento científico, tecnológico e inovação para o Rio Grande do Sul e o país.

O edital tem como foco, incentivar jovens pesquisadores no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados para ciência, tecnologia e/ou inovação, no âmbito de Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) públicas ou privadas, sem fins lucrativos e que estejam localizadas no estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), Marcos Britto Correa, o edital é importante porque oferece a possibilidade para que jovens pesquisadores, doutores e que defenderam sua tese nos últimos cinco anos, tenham um primeiro auxílio para iniciar suas atividades de pesquisa com fomento. Britto explica que em geral esses jovens pesquisadores têm uma dificuldade de obter recursos para as pesquisas em outros editais, justamente porque eles concorrem com pesquisadores mais antigos e que consequentemente possuem maior currículo. “O Edital incentiva esses jovens docentes e pesquisadores a começar a sua trajetória de pesquisa na Instituição com fomento e, a partir disso, estabelecer uma trajetória que vai permitir o crescimento deles enquanto pesquisadores de uma instituição geradora de conhecimento científico”, explicou.

O professor do curso de Ciência Política da UFPel, Carlos Artur Gallo, que foi um dos contemplados na área de Ciências Humanas com a pesquisa “ Políticas de memória em unidades subnacionais: o trabalho das comissões estaduais da verdade do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná” destaca três motivos sobre a importância de ter sido selecionado. “Primeiro, pelo momento da carreira no qual me encontro, nos primeiros anos da carreira, nem sempre há chances de receber financiamento. Segundo, devido ao tema do projeto, afinal há dificuldades de fomento na área de humanidades, sobretudo nos estudos sobre a ditadura e seus legados. Em terceiro lugar, porque o financiamento público da pesquisa ajuda a fortalecer a área”, disse.

Já para a professora Cristiani Folharini Bortolatto, que teve seu projeto aprovado na área de Ciências Biológicas II, o recurso para o desenvolvimento da pesquisa que identificou uma substância com promissora ação do tipo-antidepressiva, o 2-fenil-3-(fenilselanil)benzofurano (SeBZF1), possibilitará a continuidade das investigações com o objetivo de entender de que forma esta molécula atua no organismo para produzir os seus efeitos farmacológicos, tema relevante uma vez que dados da Organização Mundial de Saúde indicam que o quadro de depressão tem se agravado globalmente nos últimos anos e intensificou-se pela atual pandemia de COVID-19. “O recurso será essencial para a consolidação deste jovem grupo de pesquisa gaúcho do Laboratório de Bioquímica e Neurofarmacologia Molecular e para a formação de recursos humanos qualificados pelo PPGBBio/UFPel em uma época de tamanha instabilidade do cenário político que têm negativamente impactado à ciência brasileira”, destacou.

Para o professor de Epidemiologia, Inácio Crochemore da Silva, que teve seu projeto “Desigualdades sociais no nível de atividade física de lazer: análises dentro e entre países a partir de inquéritos de representatividade nacional” aprovado no campo de Ciências da Saúde, ter sido contemplado com o financiamento vai além do desenvolvimento do projeto de pesquisa em si. “Esse tipo de edital proporciona a execução de uma pesquisa, delineada a partir de dados secundários, mas que envolve uma série de análises e padronização dos dados de nível nacional e internacional, ele ajuda também novos professores a organizarem suas equipes de pesquisas e seus equipamentos para estudos futuros”, finalizou.

Confira a listagem divulgada pela Fapergs com os docentes da UFPel beneficiados pelo ARD:

Pesquisador (a): André Luiz Missio.

Título do Projeto: Aplicação de nanocelulose como agente de reforço e ligação em espumas anti-chama de taninos.

Pesquisador (a): Bernardo Kolling Limberger.

Título do Projeto: Processamento da leitura em línguas minoritárias e adicionais: um estudo com rastreamento ocular.

Pesquisador (a): Carlos Artur Gallo Cabrera          

Título do Projeto: Políticas de memória em unidades subnacionais: o trabalho das comissões estaduais da verdade do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Pesquisador (a): César Augusto Brüning

Título do Projeto: Avaliação do efeito do tipo antidepressivo de 1 2 3-triazoil-acetofenonas em camundongos.

Pesquisador (a): Cícero Coelho de Escobar

Título do Projeto: Síntese e caracterização de fotocatalisadores à base de nitreto de carbono grafítico (g-c3n4) com aplicação em fotocatálise heterogênea sob irradiação de luz solar artificial para degradação de efluentes hospitalares.

Pesquisador (a): Cristiani Folharini Bortolatto       

Título do Projeto: Elucidação dos mecanismos de ação antidepressiva do composto 2-fenil3(fenilselanil)benzofurano em camundongos: enfoque no sistema glutamatérgico e na via l-arg-nogmpc.

Pesquisador (a): Daniel Bernardi        

Título do Projeto: Nanopartículas contendo óleos essenciais de piper spp.: uma possível estratégia para o manejo de drosophila suzukii (diptera: drosophilidae) no brasil.

Pesquisador (a): Daniele Baltz da Fonseca 

Título do Projeto: Glossário visual de danos em esculturas de madeira policromadas.

Pesquisador (a): Fabio Raphael Pascoti Bruhn     

Título do Projeto: Leptospirose no Rio Grande do Sul: determinantes e distribuição espacial e temporal entre 2010 e 2021.

Pesquisador (a): Felipe Merker Castellani   

Título do Projeto: Som racialidade e território: perspectivas afrodiaspóricas.

Pesquisador (a): Filipe Selau Carlos 

Título do Projeto: Adubação de sistemas em ambientes de terras baixas: dinâmica de nutrientes no solo e impacto na produtividade de soja e arroz irrigado.

Pesquisador (a): Frederico Schmitt Kremer

Título do Projeto: Ness: uma ferramenta para busca alignment-free por similaridade de sequências usando word embeddings.

Pesquisador (a): Guilherme Ribeiro Corrêa

Título do Projeto: Redução de complexidade em codificação e transcodificação de vídeo com auxílio de aprendizado de máquina.

Pesquisador (a): Inácio Crochemore Mohnsam da Silva 

Título do Projeto: Desigualdades sociais no nível de atividade física de lazer: análises dentro e entre países a partir de inquéritos de representatividade nacional.

Pesquisador (a): Jucimara Baldissarelli       

Título do Projeto: Avaliação dos efeitos do resveratrol e do extrato de vaccinium virgatum nos sistemas purinérgico e colinérgico em sistema nervoso central e periférico de ratos com hipotireoidismo.

Pesquisador (a): Lizete Stumpf

Título do Projeto: Evolução da recuperação de solos impactados pela mineração de carvão no sul do brasil.

Pesquisador (a): Maísa Casarin          

Título do Projeto: Doença periodontal e fatores associados em adultos após infecção por covid-19.

Pesquisador (a): Mateus Meneghetti Ferrer

Título do Projeto: Sistematização teórica da relação entre modificação estrutural/morfológica e propriedades de semicondutores multifuncionais.

Pesquisador (a): Rafael de Avila Delucis

Título do Projeto: Bioespumas rígidas de poliuretano aplicadas como núcleo em painéis sanduíche.

Pesquisador (a): Raqueli Teresinha França

Título do Projeto: Trachemys dorbigni como bioindicador de metais pesados.

Pesquisador (a): Simone Gonçalves da Silva         

Título do Projeto: Diretrizes curriculares para formação inicial de professores da educação básica e base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica (bnc-formação): redes políticas e efeitos na formação de professores.

Pesquisador (a): Wellington Luiz de Oliveira da Rosa

Título do Projeto: Avaliação das propriedades de resinas empregadas na impressão 3d: evidências a partir de revisões sistemáticas e ensaios laboratoriais.

Pesquisador (a): Willian Cézar Nadaleti        

Título do Projeto: Economia circular e sustentável aplicada às indústrias de conservas de pêssego e arroz parboilizado do Rio Grande do Sul: produção de bioenergia e planejamento ambiental e energético.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados