Educação

UFPel sofre diminuição no orçamento de custeio

Houve redução de 22,5% em relação ao valor de 2020, o que equivale a menos R$ 16,5 milhões disponíveis no ano

27 de Janeiro de 2021 - 20h07 Corrigir A + A -
Diminuição ocorre pelo segundo ano consecutivo (Foto: Divulgação - DP)

Diminuição ocorre pelo segundo ano consecutivo (Foto: Divulgação - DP)

Pelo segundo ano consecutivo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sofreu diminuição em seu orçamento de custeio. Desta vez, para o exercício de 2021, houve redução de 22,5% em relação ao valor de 2020, o que equivale a menos R$ 16,5 milhões disponíveis no ano.

Até o momento a Lei Orçamentária Anual de 2021 (LOA 2021) não foi votada pelo Congresso Nacional. Isso fez com que as instituições federais tenham recebido apenas uma parcela reduzida do orçamento proposto. No caso da UFPel isso corresponde a um quarto do orçamento mensal previsto.

Portanto, o cenário atual é de, além de uma redução de orçamento, a UFPel estar trabalhando no mês de janeiro com aproximadamente 25% do valor que estava previsto para este período.

É importante destacar que o orçamento de assistência estudantil (PNAES) teve liberado o seu valor mensal integral.

Este cenário de orçamento reduzido deve perdurar até a votação do orçamento pelo Congresso. Enquanto isso, a UFPel vai priorizar o atendimento das despesas obrigatórias de custeio da instituição. Nenhuma parcela do orçamento de Investimento/Capital foi liberada até o momento.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados