Anote

Tutelares em novo horário

Até fevereiro o Conselho Tutelar irá atuar das 8h às 14h, com plantão no restante do dia

05 de Janeiro de 2017 - 23h14 Corrigir A + A -

Por: Karina Kruschardt
karina@diariopopular.com.br

Até o dia 24 de fevereiro o Conselho Tutelar irá atuar em horário de verão e funcionar apenas em um turno, das 8h às 14h.

O coordenador da microrregião 2, Neymar Lima, explica que cada unidade possui cinco conselheiros e que durante o ano eles atuam divididos - dois pela manhã, dois à tarde e um intermediário. Neste período de horário de verão, todos se concentram pela manhã na Casa dos Conselhos, onde trabalham por seis horas nos atendimentos e na coleta de dados, identificando as áreas de vulnerabilidade social.

Apesar da redução da carga horária, Neymar e os demais conselheiros garantem que a população não ficará desassistida no restante do dia, pois haverá sempre algum conselheiro de plantão. Em casos de duas ou mais ocorrências, em um curto prazo de tempo, outros integrantes podem ser mobilizados para o atendimento além do plantonista.

A decisão de trocar o horário leva em conta que o órgão atua de forma integrada com outros serviços da rede de atendimento do município para fazer as solicitações e encaminhamentos necessários, como, por exemplo, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o Poder Judiciário e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A grande maioria desses serviços também está com horários alternativos ou atua conforme o horário do Executivo, que é no turno da manhã, o que pode impossibilitar o encaminhamento das demandas ao atendimento. Além disso, outro fator que influenciou a mudança foi o fato de as escolas estarem em período de férias.

O Conselho Tutelar, por microrregião, recebe uma média de dez denúncias por dia. Entretanto, apenas 20% são verdadeiras.

Entenda
O Conselho Tutelar zela pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na lei 8.069 de 1990, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em Pelotas o órgão conta com 30 conselheiros e é dividido em seis microrregiões.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones
Das 8h às 14h - (53) 3227-5613

Plantão das 14h às 8h, fim de semana e em feriados
(53) 99118-1661

Endereço: rua 3 de Maio, 1.060 - Centro


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados