Requalificação

Trecho da São Francisco de Paula está 50% pronto

Obra na avenida da Zona Norte é realizada com recursos próprios da prefeitura e substitui pavimentação danificada da via

04 de Agosto de 2020 - 23h46 Corrigir A + A -
Todo o calçamento é removido para substituição da base (Foto: Divulgação - Smop)

Todo o calçamento é removido para substituição da base (Foto: Divulgação - Smop)

As intervenções de requalificação da avenida São Francisco de Paula, no trecho de 250 metros, entre as ruas Felipe dos Santos e Gago Coutinho, sentido Três Vendas/Areal, chegaram na metade. Toda a pavimentação, com blocos intertravados de concreto, modelo unistein, está sendo refeita. A Secretaria de Obras e Pavimentação (Smop) fiscaliza o trabalho realizado com recursos próprios.

O trecho em obras é o segundo que passa por revitalização, neste ano, naquela avenida. O primeiro, entre as ruas Gonçalves Chaves e Felipe dos Santos, de 260 metros, já está concluído. Nos 250 metros que passam por intervenções, o trânsito está bloqueado. Para que não fosse necessária a busca por rota alternativa, o Poder Público instituiu mão dupla na pista ao lado, correspondente à extensão do percurso onde o trabalho de infraestrutura é realizado. A mudança temporária no tráfego está bem sinalizada.

O secretário de Obras e Pavimentação, Luiz Eduardo Tejada, detalha que os blocos de concreto removidos são reaproveitados em 60% para recolocação na via. Os 40% restantes, fora de padrão, são reservados para outras obras na cidade, como reforço de bases. Para revitalização do pavimento do trecho, todo o calçamento é retirado, permitindo escavação e substituição do material da base por novo e adequado. Depois, as unidades de concreto são reassentadas e compactadas.

Navegantes II

No Navegantes II, as obras prosseguem na rua Lupicínio Rodrigues, e chegam a 60%. Os 425 metros de extensão da via, que liga as ruas Dona Darci Vargas e Lázaro Zamenhof, serão pavimentados com asfalto. 

A nova pavimentação da Lupicínio Rodrigues, antiga rua Nove, demandará aproximadamente 450 toneladas de asfalto. O material é produzido pela usina do município, e os recursos para o projeto são próprios.

Tapa-buracos

Nos últimos dias, 32 toneladas de massa asfáltica foram empregadas pela Smop na operação tapa-buracos em diversas vias da cidade. Receberam manutenção das avenidas Ferreira Viana, Adolfo Fetter, Francisco Caruccio e 25 de Julho.

As ruas beneficiadas com as correções no leito foram a Barão de Santa Tecla, entre Tamandaré e avenida Bento Gonçalves; Major Cícero, entre Marcílio Dias e Almirante Barroso; praça 1º de Maio (Praça do Colono); Dom Pedro II; e, Doutor Amarante.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados