Alternativa

Transporte coletivo terá mudanças a partir de segunda

Bandeira amarela no distanciamento controlado permite ampliação de horários e acréscimos de viagens para linhas das áreas urbana e rural

16 de Outubro de 2020 - 19h23 Corrigir A + A -
Mudanças visam atender aumento da procura pelos coletivos (Foto: Divulgação - STT)

Mudanças visam atender aumento da procura pelos coletivos (Foto: Divulgação - STT)

A partir de segunda-feira (19), haverá incremento de horários e de deslocamentos em linhas do transporte coletivo das áreas urbana e rural, para suprir a demanda de usuários, que cresce devido à flexibilização de medidas de distanciamento social, já que Pelotas está classificada, há duas semanas consecutivas, em bandeira amarela, com risco leve para contaminação pelo coronavírus. As mudanças serão implementadas com base em avaliações preliminares, realizadas pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), em atendimento à necessidade de utilização de ônibus pela população.

A STT tem constatado aumento do número de passageiros nos últimos 30 dias. Por conta da procura, foram acrescidos 190 deslocamentos no transporte urbano, de 15 dias para cá, a fim de atender aos bairros. Na zona rural, foram implementados reforços específicos de viagens.

Mudanças a partir de segunda-feira

Transporte urbano

- Modelo “Corujão” – às 21h30min e às 23h15min - as duas novas viagens serão Centro/bairro, partindo do Centro, passando pela rua General Osório, e tomando a direção do bairro como é feito habitualmente. Por ser um novo formato de atendimento, os usuários deverão tirar suas dúvidas junto ao motorista. 

As linhas contempladas com os novos horários noturnos são as seguintes:

• Zona norte via avenida Fernando Osório – atenderá Santa Terezinha, Cohab Lindoia, Sítio Floresta, Vila Princesa, Pestano e Getúlio Vargas.

• Zona norte via avenidas República do Líbano e Ildefonso Simões Lopes: atenderá Cohab II, Jardim Querência, Arco-Íris e Sanga Funda.

• Navegantes: atenderá da Tiradentes até a Balsa e todo o bairro Navegantes.

• Laranjal: atenderá os balneários Valverde, Santo Antônio, dos Prazeres e Colônia Z3.

• Fragata: atenderá a avenida Duque de Caxias e os bairros Guabiroba, Cohab Fragata e Gotuzzo.

• Areal: atenderá a avenida Domingos de Almeida, Areal Fundos, Obelisco e Bom Jesus.

Outra mudança a ser adotada a partir de segunda-feira será o acréscimo de quatro horários – dois pela manhã e dois à tarde - para o bairro Verona, no Fragata. Os horários estão disponíveis para consulta no site do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas – www.pratipelotas.com.br. A Vila Brod também será contemplada com viagens, com três deslocamentos no sentido bairro/Centro, atendendo à rua Félix Antônio Caputo.

Pontos da Marechal Floriano

Na segunda-feira, as linhas que se utilizam dos pontos da rua Marechal Floriano retornam às paradas originais. Elas haviam sido deslocadas em razão das obras de requalificação da via. Os locais de embarque serão os seguintes:

- Quadra entre as ruas General Osório e Marechal Deodoro: embarque de usuários com destino à avenida Duque de Caxias, Passo do Salso, Frontino Vieira, Cohab Fragata e Gotuzzo.

- Quadra entre as ruas Marechal Deodoro e Barão de Santa Tecla: embarque de usuários com destino à Guabiroba, ou quem utiliza a linha interbairros esquerda.

As linhas do Fragata também serão servidas por um micro-ônibus novo, vistoriado nesta semana pela STT.

Horários aos domingos

Considerando novas flexibilizações decretadas pelo Município, que permitem a abertura do comércio aos domingos, nova tabela de horários de circulação dos coletivos já foi editada. Grade de horários pode ser consultada no site www.pratipelotas.com.br.

Transporte rural

• Santa Silvana - a partir de segunda-feira, será acrescida uma viagem, às 10h, partindo da cidade, do terminal da rua General Neto, em direção à colônia Santa Silvana, via Federeca, e colônia Osório. Às 11h30min, haverá saída de ônibus da Santa Silvana, via colônia Osório e Federeca, em direção à cidade. A viagem das 17h passará para as 18h.

• Rincão do Andrade: a viagem cidade/colônia passará das 17h para as 18h.

Todas as informações sobre os novos horários estão disponíveis no site da empresa Santa Cruz – www.empresasantacruz.com.br


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados