Meio Ambiente

Semana da Árvore é encerrada com atividades na Baronesa

Ação teve o objetivo de integrar Poder Público e população além de fomentar a educação ambiental

25 de Setembro de 2021 - 18h29 Corrigir A + A -
Uma das ações foi a doação de mil mudas (Foto: Jô Folha - DP)

Uma das ações foi a doação de mil mudas (Foto: Jô Folha - DP)

O sábado de sol entre nuvens embalou o encerramento da semana de ações em homenagem ao Dia da Árvore em Pelotas. Diversas atividades repletas de educação ambiental foram feitas no parque da Baronesa. Oficinas de plantio, doações de espécies nativas e feira de suculentas também integraram a programação.

O secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer, não esconde o sentimento de dever cumprido. “Nosso maior objetivo é a troca com a população e também recuperar os espaços de convivência depois desse longo tempo distante”, disse. Na oportunidade, ele explicou sobre as atividades que estavam acontecendo no local e agradeceu a participação da comunidade. “Foi uma semana muito importante para a SQA. Conseguimos fazer com que Poder Público e população interagissem e fomentamos o ensino ambiental”, comentou.

Quem esteve por lá foi Cristiane Gomes, 28. Ela soube do evento através dos grupos de colecionadoras de suculentas que participa. “Já estava na agenda fazia tempo”, brincou, enquanto escolhia qual espécie de planta levaria para casa. Depois de decidir pelo Ipe Amarelo, ela contou que o cuidado e o manejo com as plantas é uma de suas atividades favoritas e, agora, a ideia é plantar a nova muda na calçada, na frente de casa. “Quero aproveitar a sombrinha”.

Marilza Corrêa,44, também estava aproveitando a doação das espécies. Ela conta que com a pandemia, a coleção de plantas e o prazer pelo plantio aumentaram. “Essa aqui é mais uma que vai para o jardim”, disse, já com a nova planta em mãos.

O dia contou com o drive de doação de mil mudas de espécies arbóreas nativas e frutíferas, oficinas de plantio e manutenção arbórea e feira de venda de suculentas Além disso, ocorreu uma atividade de prevenção da raiva com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Comitê Municipal de Proteção Animal (Comupa), exposição de cães disponíveis para adoção do canil municipal com orientações quanto à posse responsável e distribuição de amostras de sabão e detergente, feitos com óleo reciclado, arrecadado pelo projeto ‘Óleo Sustentável’, do Sanep.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados