Novidade inclusiva

Semáforo com alerta sonoro é instalado em frente à Louis Braille

Cerca de 1,5 mil alunos da instituição serão beneficiados pelo equipamento que emite identificação de tempo para travessia da vida

21 de Junho de 2022 - 18h07 Corrigir A + A -
A sinalização do local passa a ter um semáforo com botão que emite um alerta sonoro para identificação do tempo para a travessia da via. (Foto: Gustavo Vara - Ascom)

A sinalização do local passa a ter um semáforo com botão que emite um alerta sonoro para identificação do tempo para a travessia da via. (Foto: Gustavo Vara - Ascom)

Cerca de 1,5 mil usuários da Associação e da Escola Louis Braille para deficientes visuais contam agora com mais segurança e acessibilidade. A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) acompanhou a conclusão da instalação do semáforo com alerta sonoro, feita pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), e a entrega da nova travessia de pedestres na manhã desta terça-feira (21), na rua Andrade Neves. A sinalização do local passa a ter um semáforo com botão que emite um alerta sonoro para identificação do tempo para a travessia da via.

Conforme a gestora, a obra contempla toda comunidade, em especial os alunos da escola que completa 70 anos de fundação em 2022, e que atende também a um pedido do vereador Sidnei Fagundes (PT), que morreu em fevereiro deste ano. "É uma obra simples, mas de extrema relevância para o pessoal do Louis Braille, um novo semáforo com sinal sonoro para orientar a travessia da rua com mais segurança. Fizemos questão de acompanhar essaa entrega em homenagem ao Sid e a todos do Louis Braille", destacou Paula.

De acordo com o presidente da Associação Louis Braille, Dilmar Cunha Rodrigues, é mais um importante instrumento para a segurança das pessoas cegas e que era aguardada há muito tempo. "Esse semáforo nos garantirá mais tranquilidade para atravessarmos essa rua que é de grande movimento. Agradecemos muito ao Poder Público que se sensibilizou e atendeu a nossa demanda", avaliou Rodrigues.

Uma placa em homenagem ao vereador Sid (PT) foi descerrada no hall de entrada da escola. A vereadora Miriam Marroni (PT) também acompanhou a atividade.
 

O semáforo sonoro
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, o novo conjunto semafórico instalado no local é um investimento da Prefeitura, orçado em torno de R$ 30 mil, e está equipado com um botão para interromper o trânsito de veículos e possibilitar a passagem do pedestre. Um toque aciona o sistema que solicita ao usuário o pressionamento do botão por três segundos, orientando para aguardar o sinal sonoro que permite a travessia em um tempo de 15 segundos. Os motoristas e ciclistas devem ficar atentos ao transitarem pelo local. A sinalização horizontal foi revitalizada, alertando para o funcionamento do novo sistema.

 

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados