Facilidade

Segunda via de carteira de identidade pode ser solicitada on-line em Pelotas

O cidadão só comparece ao Posto de Identificação para retirar o documento, cinco dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição

21 de Outubro de 2020 - 21h34 Corrigir A + A -

A partir do dia 26, o IGP ampliará a solicitação on-line da 2a via de carteiras de identidade para a retirada no Posto de Identificação em Pelotas. Desde o lançamento, em junho, já foram emitidos mais de 2.200 documentos nessa modalidade, para retirada nos municípios de Porto Alegre, Osório, Novo Hamburgo, Venâncio Aires e Gramado. Os municípios de Bagé, Camaquã, Caxias do Sul, Rio Grande e Santana do Livramento também estarão habilitados para retirada a partir do dia 26.

Este serviço permite solicitar a segunda via da carteira de identidade pela internet. O cidadão só comparece ao Posto para a retirada do documento, cinco dias úteis a partir do pagamento da taxa de expedição. O valor é de R$ 71,10. Vítimas de roubo são isentos, desde que informem o número do Boletim de Ocorrência.

A Solicitação de 2ª via on-line utiliza os dados biográficos e biométricos que foram cadastrados quando o cidadão fez a última atualização da carteira no Estado. Para acessar o serviço é preciso ter 18 anos completos na data de expedição da última 2ª via; ela tem que ter sido emitida no Rio Grande do Sul, nos últimos 5 anos. Os dados pessoais do solicitante (nome completo, estado civil, filiação, etc.) não podem ter sofrido alterações desde a data de expedição. A 2ª via solicitada on-line é entregue somente ao titular, mediante validação biométrica.

O serviço é online e está disponível no site do IGP ou no site do Governo do Estado. É obrigatório o preenchimento do formulário de solicitação na íntegra. Se o cidadão estiver apto ao serviço, o sistema gerará o protocolo de retirada juntamente com a guia de pagamento da taxa de expedição da carteira de identidade.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados