Verbas

Secretaria anuncia pagamento de mais R$ 41 milhões a municípios na área da saúde

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou da abertura oficial do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, em Bento Gonçalves

22 de Abril de 2019 - 18h30 Corrigir A + A -
Foto: Marcelo Ermel / SES

Foto: Marcelo Ermel / SES

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, participou nesta segunda-feira (22/4) da abertura oficial do 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), em Bento Gonçalves.

Arita falou das ações que o Estado vem desenvolvendo no setor, principalmente em relação à modernização da gestão pública em saúde. A secretária também destacou o esforço do governo para colocar em dia as pendências financeiras com hospitais, municípios e fornecedores de medicamentos.

"Estamos regularizando o pagamento do passivo devido pelo Estado a hospitais. A partir da competência março, não temos mais pendências essas insituições", anunciou. "E, nesta semana, estamos pagando os incentivos referente a fevereiro. São R$ 41 milhões para os municípios gaúchos."

O evento começou nesta segunda e segue até a próxima quinta-feira (25/4) com o objetivo de reunir os secretários municipais de todo o Estado e debater estratégias de gestão pública no setor, como financiamento público e regulação dos serviços de saúde, vigilância em saúde, o uso das novas tecnologias e perspectivas para a próxima década do Sistema Único de Saúde.

Gestores de saúde de municípios gaúchos também terão a oportunidade de mostrar exemplos de sucesso de trabalhos realizados em seus territórios na Mostra de Experiências Exitosas.

O congresso recebeu o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Representantes de todos os setores da SES estarão presentes, participando ou palestrando nas mesas e debates.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados