Boletim Zona Sul

São José do Norte: Palestras nas escolas despertam para conscientização ambiental

Durante o mês de junho, as escolas municipais e estaduais do município vem recebendo palestras e plantio de muda

25 de Junho de 2019 - 18h35 Corrigir A + A -
Palestras estão despertando nos estudantes a sensibilidade com o tema meio ambiente (Foto: Divulgação - DP)

Palestras estão despertando nos estudantes a sensibilidade com o tema meio ambiente (Foto: Divulgação - DP)

Confira também: 

Rio Grande: Prefeito recebe diretor de expansão da Havan

Cerrito: Reunião define detalhes da 15ª Festa do Leite Jersey

Jaguarão: Prefeito chama comissão para ampliar locais de votação na eleição do Conselho Tutelar

Rio Grande: Embaixador da Noruega no Brasil visita CCMar

Diversas atividades foram realizadas pela Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (SMMA) e Educação e Cultura (Smec), para marcar as ações do Junho Socioambiental, evento que visa abordar questões sobre preservação ambiental, cuidados com recursos naturais e destino correto de resíduos. Durante o mês de junho, as escolas municipais e estaduais do município vem recebendo palestras e plantio de mudas, o que está despertando nos estudantes a sensibilidade com o tema meio ambiente. A aposta dos organizadores é que os alunos sejam propagadores dos conceitos de preservação ambiental nos locais em que vivem. A ação nas escolas de Bujuru no dia 03 de junho, foi proveniente do cumprimento de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado com a SMMA.

As atividades aconteceram também no dia 10 de junho pela manhã na escola Centro de Demonstração no Capão do Meio e no Estreito na Padre Eugênio Tyck. A tarde no Barranco na escola Dom Frederico Didonet e Tobias da Silva no Oriente.

No dia 11 pela manhã nas Capivaras na escola Ernestina Mª Pinto e no Retiro na escola Tiradentes. No dia 12 pela manhã no Pontal da Barra na escola Delfina da Cunha e na Silvério da Costa Novo na 5ª Secção da Barra.

 No dia 13 as ações começaram nas escolas do perímetro urbano, pela manhã na Marechal Rondon e Soares de Paiva;  a tarde nas escolas João de Deus Collares e Monteiro Lobato.

Já no dia 17 foi a vez do Instituto São José e da escola Marques de Souza e no dia 18 pela manhã a Escola de Educação Especial Santo Antônio  (Apae) recebeu as atividades do Junho Socioambiental.

O cronograma do Junho Socioambiental segue. Na noite de ontem (24/06) aconteceu o Seminário de Educação Ambiental no Polo universitário. Tendo as palestras sobre Plano de Manejo, ministrada pelo secretário de Meio Ambiente, Danúbio Amorim Roig. O Projeto Rede, foi tema abordado pela titular da Secretaria Municipal da Assistência Social, da Cidadania e da Mulher (Smascim), Mariane Gauterio.

O presidente da Associação dos Surfistas das Praias Nortenses (ASPN), Thiago Pontes, falou sobre o Projeto Pegando Onda. O tema Educação Ambiental foi explanado pela Engenharia Agrônoma da SMMA, Rosa Maria Domingues.

Na quarta-feira (26) e na sexta-feira (28) acontecerão ações nas escolas, onde os alunos e professores irão participar de reflexões sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio de atividades lúdicas de interação com alguns animais da nossa fauna. As atividades serão realizadas em cada escola por uma equipe de biólogos e os alunos terão oportunidade de conhecer algumas espécies de lagartos e serpentes de nossa região.

Dando continuidade ao programa de educação ambiental permanente implantado na rede municipal de ensino pela SMMA, a Smec prevê novas ações para o mês de agosto.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados