Pandemia

Santa Vitória do Palmar já tem três casos de Covid

Após a confirmação da primeira infecção, na manhã desta sexta-feira, procura por exames nos laboratórios particulares aumentou e dois novos casos foram descobertos

29 de Maio de 2020 - 20h39 Corrigir A + A -
Testes rápidos aplicados em laboratórios privados do município descobriram três casos em apenas um dia (Foto: Daniela Xu - Epidemiologia - UFPel)

Testes rápidos aplicados em laboratórios privados do município descobriram três casos em apenas um dia (Foto: Daniela Xu - Epidemiologia - UFPel)

Depois de quase 70 dias sem nenhum caso confirmado de Covid-19, Santa Vitória do Palmar registrou nesta sexta-feira (29) logo três infecções pelo novo coronavírus. Todos os pacientes estão assintomáticos e vão ficar em isolamento, sendo acompanhados pela Secretaria de Saúde.

O primeiro caso foi divulgado na manhã desta sexta pelo prefeito Wellington Bacelo. Trata-se de um homem natural do Rio Grande do Norte, que chegou ao município na noite de quinta, vindo de Pelotas. Ele realizou o teste rápido em um laboratório privado no município e testou positivo para o novo coronavírus. Um colega que viajou com ele também fez o exame, mas não está infectado. A Vigilância Epidemiológica foi acionada e se deslocou até o local onde o homem está hospedado para iniciar o acompanhamento.

Diante da confirmação do primeiro caso, os laboratórios privados acabaram recebendo uma demanda de testagem acima do normal. Neste cenário, surgiram mais dois casos positivos: marido e mulher. Eles não têm relação com o primeiro paciente e também não tem histórico de viagens recentes, o que caracteriza transmissão comunitária. Os pacientes estão isolados e passaram a ser monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município, que vai averiguar a situação de outros possíveis contatos.

O novo quadro da doença em Santa Vitória do Palmar, que deixa claro que o vírus circula pelo município, vai forçar o Executivo a acentuar as regras de isolamento. Em nota, a prefeitura informou que um novo decreto mais restritivo está sendo redigido. No mesmo texto consta a informação de que não há internações na Santa Casa em razão do novo coronavírus.

Na quinta-feira, foi coletado o material de um paciente de 88 anos, morador de uma instituição de longa permanência, que esteve recentemente em Rio Grande para realizar uma cirurgia. O teste foi encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e aguarda resultado. O teste rápido aplicado no idoso deu negativo.

Trabalho de combate à Covid-19

O texto divulgado pela prefeitura aponta que o município está construindo "um desenho de pesquisa" para identificar a presença do vírus em Santa Vitória do Palmar junto a pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Com as três confirmações desta sexta, a ação ganhou uma importância ainda maior para dimensionar a prevalência da infecção no local.

A prefeitura indicou que as equipes têm trabalhado em várias frentes para conter o avanço do vírus e reforçou o pedido para que a população tome cuidado e respeite as medidas restritivas. "É cada dia mais importante que as pessoas tenham consciência de que ninguém está imune ao vírus e que nos ajudem a ser vigilantes nas políticas de isolamento. O combate ao vírus depende de todos nós", diz o texto.

Alerta

Moradores de Santa Vitória do Palmar que viajaram ao município na quinta-feira, no ônibus que partiu de Pelotas às 18h30min, devem procurar a Vigilância Epidemiológica da cidade. O número para contato é o (53) 99953-0098.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados