Melhorias

Sanep troca tubulação de água em região das Três Vendas

Substituição de rede refletirá no aumento da pressão de água e na diminuição da incidência de vazamentos

26 de Janeiro de 2022 - 15h22 Corrigir A + A -
Serviço vai viabilizar o aumento da pressão da água que chega às torneiras. (Foto: Amanda Kuhn - Sanep)

Serviço vai viabilizar o aumento da pressão da água que chega às torneiras. (Foto: Amanda Kuhn - Sanep)

Pelotas conta com cerca de um milhão de metros de tubulação de água, formando um sistema grandioso e integrado que abastece toda a cidade diariamente. Mantê-la em operação e em boas condições de distribuição significa investir na sua manutenção constante - por vezes, emergencial, ocasionado por vazamentos - mas, principalmente, através do Programa de Substituição de Redes, do Sanep.

Nos últimos dois anos, cerca de dez quilômetros foram trocados pela autarquia no município e, na última semana, a iniciativa chegou às Três Vendas, na região das ruas Nações Unidas e Daniel Capdebosco, próxima ao Jockey Club. Cerca de 500 metros das vias receberam novos canos para conduzir a água até as residências, substituindo os antigos de ferro por outros mais modernos, em PVC - o que garantirá a qualificação do abastecimento para dezenas de casas do bairro. A requalificação também contempla trecho da avenida Zeferino Costa.

Além de viabilizar o aumento da pressão da água que chega às torneiras, o serviço diminui a possibilidade de vazamentos, uma vez que renova a rede com canos mais resistentes ao tempo e proporciona maior estabilidade e segurança ao sistema, explica o chefe do Departamento de Obras do Sanep - equipe responsável pela execução da obra -, Carlos Atilano de Oliveira.

Saiba mais

Por meio do Programa de Substituição de Redes, criado pelo Sanep em 2017, mais de 100 quilômetros já foram substituídos e ampliados - resultado de um investimento da autarquia superior a R$ 3 milhões, aplicado em materiais e em contratos com empresas terceirizadas especializadas. Além da troca, a autarquia também investe na construção de novas tubulações de água em PVC e em Polietileno de Alta Densidade (PEAD), complementando o objetivo de investir na melhoria do abastecimento de Pelotas.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados