Operação

Sanep inicia limpeza do canal da avenida Espírito Santo

Serviço é executado na via do Laranjal para qualificar o escoamento das águas pluviais na região

20 de Outubro de 2021 - 18h21 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

O programa de limpeza dos canais é constante e realizado de forma itinerante, percorrendo todos os bairros da cidade - (Foto: Amanda Kuhn)

O programa de limpeza dos canais é constante e realizado de forma itinerante, percorrendo todos os bairros da cidade - (Foto: Amanda Kuhn)

Nesta semana, o Sanep deu início ao serviço de limpeza e desobstrução do canal de macrodrenagem localizado na avenida Espírito Santo no Laranjal. O serviço é executado com o auxílio de uma retroescavadeira, que intervém, junto com as equipes da autarquia, para retirar o excedente de vegetação e os resíduos descartados de forma indevida no local. Segundo o chefe do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu), Aldemir Silveira, o trabalho é essencial para garantir o escoamento correto das águas pluviais, principalmente em dias de chuvas volumosas.

O programa de limpeza dos canais é constante e realizado de forma itinerante, percorrendo todos os bairros da cidade, assim como o trabalho de desobstrução de galerias e bueiros – geralmente entupidos com lixo destinado incorretamente às ruas. Silveira lembra que a colaboração dos moradores é fundamental para preservar a manutenção nas estruturas, ao descartarem corretamente seus resíduos, inclusive os mais volumosos, como móveis, pneus e materiais de construção que são levados pela água em dias de chuva e danificam o sistema de drenagem.

“Manter bocas de lobo e canais desobstruídos e limpos favorece a passagem natural da água e evita a ocorrência de alagamentos pontuais. A população coopera quando dá o destino certo ao seu lixo”, alerta o chefe do Dedu. Neste ano, o Sanep já atuou com o serviço de limpeza de canais em diferentes bairros da cidade, como Fragata, Areal e Três Vendas.

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados