Vacinação

RS mantém vacinação de adolescentes

Estado envia remessa nesta quarta-feira para contemplar este e outros grupos

21 de Setembro de 2021 - 20h49 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses (Foto: Divulgação - DP)

A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses (Foto: Divulgação - DP)

A vacinação de adolescentes contra Covid-19 continuará no Rio Grande do Sul. A decisão foi pactuada pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) realizada na manhã desta terça-feira.

Esse é um dos públicos a serem atendidos com as mais de 1 milhão de doses de Pfizer, AstraZeneca e Coronavac que serão entregues pela SES hoje a todos os municípios. As planilhas com as quantidades exatas de doses por município estão em elaboração. "Importante destacar que só a Pfizer está autorizada para os adolescentes, e somente vacinas dessa marca estão sendo distribuídas para esse público", afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

A proposta aprovada com a representação dos municípios foi de destinar 350 mil doses dessa remessa para primeiras doses, incluindo cerca de 165 mil de Pfizer para cobrir a totalidade da faixa dos 17 anos e 58% da faixa dos 16 anos. Essas idades podem variar de cidade para cidade conforme o avanço da campanha e a disponibilidade de doses.

Outras 38,5 mil doses serão distribuídas para a dose de reforço dos idosos que fizeram a segunda até 25 de março, contemplando o prazo de seis meses entre as duas. Há ainda a destinação de aproximadamente 620 mil doses para a segunda de pessoas com mais de 18 anos, somando as três fabricantes. Com isso, o Estado completa as doses necessárias para todo o público adulto vacinável no Rio Grande do Sul.
Um dos pontos ressaltados pela secretária Arita Bergmann foi a mudança no prazo de segunda dose da Pfizer, que passou para oito semanas (56 dias) entre as doses. Esse cálculo já foi revisto para as doses que serão distribuídas nesta semana.

Vacinação em Pelotas

A vacinação para complemento do calendário vacinal segue em Pelotas. Ontem, 1.944 pessoas receberam a segunda dose do imunizante que protege contra a Covid-19. No IFSul, a ação foi para 783 pessoas do grupo com deficiências permanentes de 18 anos ou mais, que recebem ou não Benefício de Prestação Continuada (BPC), e tenham sido vacinadas com a primeira dose da Pfizer no dia 19 de junho. Já nos quatro pontos designados nos bairros, 1.161 residentes no município, com idades a partir de 54 anos, que receberam a primeira dose da AstraZeneca no dia 21 de junho, concluíram o processo.

Idosos com 70 anos ou mais e pessoas com imunossupressão devem buscar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. O reforço será aplicado amanhã, no drive-thru da vacinação, no Centro de Eventos, e no dia 27, segunda-feira, nos quatro pontos nos bairros da cidade.

Mais um óbito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou ontem o óbito de um homem de 56 anos que estava internado na Santa Casa de Misericórdia. Com isso município contabiliza 1.140 vidas perdidas em decorrência do coronavírus. A SMS também confirmou 20 novos casos de Covid confirmados entre pessoas com idades entre seis e 77 anos. Pelotas já soma 45.817 pessoas contaminadas pelo vírus.

Confira o cronograma de vacinação:

Drive-thru - Centro de eventos, das 9h às 17h
- Amanhã - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais que receberam a 3ª dose há seis meses e para pessoas com imunossupressão

Nos bairros, das 10h às 15h
- Segunda-feira (27) - 3ª dose para idosos com 70 anos ou mais que receberam a 3ª dose há seis meses e para pessoas com imunossupressão

Pontos nos bairros
- Colégio Pelotense (Centro)
- Associação Rural (Três Vendas)
- Pelotas Parque Tecnológico (Areal)
- Paróquia São José (Fragata)

Vacinados
1ª dose - 240.281 (70,3%)
2ª dose - 130.286 (38,1%)

Ocupação
Total - 26 (22%)
Leitos de Enfermaria - 11 (12,9%)
Leitos de UTI Covid - 15 (45,5%)
Fonte: Painel Covid-19 Pelotas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados