Romaria de Guadalupe espera reunir 15 mil devotos

34ª edição do evento ocorre neste final de semana; tradicional procissão motorizada se inicia às 8h de domingo, da Catedral Metropolitana

19 de Outubro de 2019 - 15h14 Corrigir A + A -
Santa é considerada a mãe dos mais necessitados (Foto: Jô Folha - Infocenter - DP)

Santa é considerada a mãe dos mais necessitados (Foto: Jô Folha - Infocenter - DP)

Um dia para manifestar a esperança: a 34ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe será neste domingo (20). O evento é tradição em Pelotas e a edição deste ano tem como tema Com Maria, no caminho da missão, a serviço da vida. A Arquidiocese de Pelotas aguarda mais de 15 mil fiéis para acompanhar o dia de devoção. A partir das 8h, a procissão partirá da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula em direção ao Santuário da Cascata, no 5º Distrito de Pelotas.

A padroeira da América Latina possui muitos devotos na região e o dia de celebração da fé recebe moradores de Pelotas e de países vizinhos, como Uruguai e Argentina, lembra uma das organizadoras, Patrícia Frank. "São muitos devotos, o pessoal tem muita fé em Nossa Senhora de Guadalupe", destaca. A santa é considerada a mãe dos mais necessitados, pelas circunstâncias de sua aparição, no México, em 1531. As homenagens também mostram a união entre os católicos, além de servir de momento para que os pais ensinem aos filhos como ter fé.

A romaria é um dos principais momentos do ano para a Arquidiocese de Pelotas. A programação se inicia às 8h, com a tradicional procissão motorizada que carrega a imagem da santa rumo ao Santuário. Durante a tarde, uma série de apresentações e espetáculos artísticos ocorre, bem como cantos e orações à Nossa Senhora de Guadalupe. A última atividade é a missa de encerramento, marcada para as 16h.

O almoço desta edição conta com duas opções, uma com preço popular. A refeição mais barata está sendo organizada para servir carreteiro, feijoada e refrigerante. O combo poderá ser adquirido por R$ 15,00. O galeto, vendido todos os anos, custará R$ 30,00, acompanhando o prato de salada. Os food trucks também servirão lanches aos presentes, como churrasquinhos e salgados. Quem quiser pode, ainda, levar seu alimento de casa.

Após o dia de união entre os romeiros, segundo Patrícia, a Arquidiocese concentra as atividades para as celebrações de Natal. Em novembro, um presépio com as figuras católicas será aberto na Cascata. O Santuário fica aberto ao público nos demais dias do ano, pronto para receber os fiéis que desejam acender velas, realizar orações e fazer pedidos para a santa.

Céu segue nublado

Para domingo, a previsão do tempo não é muito amigável, mas a chuva deve ir embora. O sol aparece entre muitas nuvens, deixando o dia nublado. A previsão é de uma temperatura mínima de 10ºC e máxima de 20ºC.

Programação

8h - Carreata em direção à Cascata
9h - Início da procissão a pé da Cascata ao Santuário
10h - Missa de Celebração Eucarística no Santuário de Guadalupe
12h - Almoço
13h30min - Oração do rosário
16h - Missa de encerramento


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados