Diálogo

Roda de conversa com olhar de Portugal

Usuários do Cetres participam de bate-papo com a pesquisadora Marlene Rosa, da cidade de Leiria

25 de Setembro de 2020 - 00h10 Corrigir A + A -
Promoção da saúde. Atividades lúdicas são utilizadas por Marlene como prevenção (Foto: Divulgação - DP)

Promoção da saúde. Atividades lúdicas são utilizadas por Marlene como prevenção (Foto: Divulgação - DP)

O Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza evento virtual nesta sexta-feira (25) entre seus usuários e a fisioterapeuta e pesquisadora Marlene Rosa, do Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal. A roda de conversa está marcada para as 16h e ocorrerá através do Google Meet.

A relação entre a UCPel e a pesquisadora ocorreu por intermédio do educador físico Márcio Strelow Mendes, que era aluno do curso de Fisioterapia e realizou intercâmbio em Portugal. Durante essa experiência, conheceu a pesquisadora e comentou sobre o Cetres, despertando o interesse de Marlene em conhecer o trabalho desenvolvido em Pelotas.

Marlene realiza pesquisas em prevenção e promoção de saúde em idosos por meio de atividades lúdicas, mais especificamente jogos. Possui a empresa Agilidades, que desenvolve terapias recreativas como meio de treinar a função motora, cognitiva e social em pessoas com algum grau de incapacidade e fragilidade.

Interação e criatividade

O bate-papo desta sexta promete ser realizado através da troca de saberes e vivências entre a pesquisadora, que comentará sobre seus estudos e aplicação prática, e os usuários do Cetres, que devem compartilhar experiências pessoais.

Márcio Mendes, que também participará da conversa, adianta que esses relatos ajudarão a criar um jogo de prevenção a dores. Diferentes profissionais, como psicólogos, farmacêuticos, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais e educadores físicos, irão contribuir na elaboração da proposta lúdica.

Este será o primeiro de outros encontros previstos para ocorrer junto ao Cetres. Em outubro, a fisioterapeuta portuguesa participa de uma das atividades da programação dos 30 anos do projeto de extensão. Será uma mesa redonda com os professores da Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados