Boletim Zona Sul

Rio Grande: Conexão Juventude Estagiários realiza formatura das primeiras turmas dos cursos de capacitação

A proposta compreende uma série de ações destinadas ao público jovem

12 de Julho de 2019 - 18h33 Corrigir A + A -
Prefeitura do Rio Grande realizou a primeira formatura dos cursos gratuitos de capacitação ofertados por meio do projeto “Conexão Juventude Estagiários” - Foto: Marcos Jatahy

Prefeitura do Rio Grande realizou a primeira formatura dos cursos gratuitos de capacitação ofertados por meio do projeto “Conexão Juventude Estagiários” - Foto: Marcos Jatahy

Confira também: 

São Lourenço do Sul: Secretaria de Saúde orienta para precauções contra a gripe H1N1

Candiota: Município zera fila de espera para o exame de colonoscopia

Jaguarão: Maternidade da Santa Casa recebe novos aparelhos detectores fetais

Na manhã desta sexta-feira (12), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, a Prefeitura do Rio Grande realizou a primeira formatura dos cursos gratuitos de capacitação ofertados por meio do projeto “Conexão Juventude Estagiários”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS)e conta com a participação transversal de outras secretarias. A ação também está inserida no Programa Rio Grande ComVida, que visa a promoção da sustentabilidade, da qualidade de vida e a valorização das pessoas.

O projeto é destinado a estagiários e estagiárias lotados nas secretarias da Prefeitura, e tem por objetivo tornar do estagio um período significativo para a formação profissional e cidadã de todos que participam do projeto. A proposta compreende uma série de ações destinadas ao público jovem, como acesso à cultura, esporte e ao lazer, e a qualificação profissional ao mundo do trabalho.

A opção pela oferta dos cursos foi estabelecia após pesquisa realizada com os estagiários, quando mais de 80% dos entrevistados manifestaram interesse em qualificar seu currículo profissional. Através de um trabalho conjunto entre as secretarias, foi elaborado um cronograma para as formações gratuitas. Neste primeiro momento, foram 68 estagiários formados, nos cursos “Equidade e disputa de privilégios: prevenção, saúde e autocuidado”, “Mediação como proposta de inclusão social” e “Políticas Públicas e o papel do estagiário nas instituições públicas”.

O vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes, representando o Prefeito Alexandre Lindenmeyer, participou da formatura e destacou importância da qualificação dos estagiários e o trabalho continuado ofertado pelas secretarias. “Gostaria de cumprimentar aqui as secretarias envolvidas. São 68 formandos, estagiários e estagiárias que receberam formações e tiveram acesso a um aprimoramento especial na sua qualificação profissional durante seu estágio na Prefeitura. É importante esse trabalho continuado, que colabora com o aprendizado, ainda mais nesse mercado de hoje que é tão competitivo, além da relevante experiência que é trabalhar com o serviço público nas mais diversas áreas. Então que vocês continuem realmente se qualificando, e que se mantenham motivados para esse importante trabalho para a comunidade. Parabéns a todos os formandos”, disse.

De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Juliano, os cursos de capacitação permitem a qualificação dos estagiários no período de trabalho com a Prefeitura, que faz parte de política especifica desenvolvidada para o público jovem. “No ano passado a Prefeitura do Rio Grande promoveu uma ação de governo que reuniu quase todas as secretarias e coordenadorias do município no sentido de implementar uma política para a juventude, que é o Conexão Juventude. Uma das edições do projeto é o Conexão Juventude Estagiários, porque eles são os jovens mais próximos das secretarias e coordenadorias. Nós temos em torno de 500 estagiários no município e existe um compromisso por parte da Prefeitura para que eles possam, no período que estão trabalhando conosco, ter um aperfeiçoamento da sua trajetória profissional, que possam se tornar melhores profissionais e ter acesso ao conhecimento das políticas públicas e de cidadania. É um projeto piloto que hoje chegando ao final. Pretendemos aperfeiçoar o projeto e realizar novos lançamentos de cursos”, ressaltou.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados