Boletim da Zona Sul

Rio Grande: Blindados do Exército chegam ao Porto de Rio Grande

As 32 viaturas, de fabricação norte-americana, farão o trajeto até Santa Maria

04 de Outubro de 2019 - 10h29 Corrigir A + A -
Comboio fará o acompanhamento até Santa Maria. (Foto: Larissa Carvalho/Superg)

Comboio fará o acompanhamento até Santa Maria. (Foto: Larissa Carvalho/Superg)

Confira também:
Pedras Altas: Prefeito Luiz Alberto Perdomo acompanha estragos
Canguçu: 15 mil quilos de vidros são enviados para reciclagem

O Exército Brasileiro recebeu 32 viaturas blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP) M109 A5+ BR 155 mm, de fabricação norte-americana e modernizadas pela empresa BAE Systems. A frota chegou na manhã desta sexta-feira (4) no Porto de Rio Grande e um comboio irá acompanhar o trajeto até Santa Maria. São quatro blindados M88 de socorro e 31 canhões blindados autopropulsados M109 A5. A PRF desde cedo acompanha a movimentação e fará escolta. 

A aquisição desse material de Emprego Militar faz parte do Subprograma Estratégico – Sistema de Artilharia de Campanha (SAC) - e visa a transformação e modernização da Artilharia de Campanha, elevando a capacidade operacional do Apoio de Fogo da Força Terrestre.

O Obuseiro Autopropulsado M109 A5+ BR irá equipar o 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (3º GAC Ap) da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) em Santa Maria, e o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC Ap) da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda Cav Bld), de Curitiba-PR.

O novo Obuseiro, de 25 toneladas e motor de 440 HP, tem capacidade de engajar alvos até o alcance máximo de 30 quilômetros, realizando tiro indireto. Possui sistema de navegação inercial e cadência máxima de quatro tiros por minuto.

Os 32 obuseiros M109 A5+ BR serão inicialmente concentrados em Santa Maria-RS, onde, até o final de novembro de 2019, será realizado o treinamento de militares que operarão o material, bem como os tiros técnico e operacional para a aceitação e o recebimento dos blindados.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados