Descuido

Quase 74 mil pelotenses estão com a terceira dose em atraso

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, outras 24 mil pessoas ainda não receberam a segunda aplicação do imunizante

16 de Maio de 2022 - 18h07 Corrigir A + A -
Doses dos imunizantes estão disponíveis em diversos pontos da cidade (Foto: Divulgação - DP)

Doses dos imunizantes estão disponíveis em diversos pontos da cidade (Foto: Divulgação - DP)

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pelotas, registrados até a última sexta-feira (13), 24.468 pessoas estão com a segunda dose em atraso, sendo 16.549 referentes à Pfizer, 4.224 à CoronaVac e 3.695 à Astrazeneca. Sobre a terceira dose, ou dose de reforço, o número de indivíduos que não foram em busca da vacina chega a quase 74 mil: são 64.388 adultos e 9.585 idosos.

A segunda dose é destinada ao público com 12 anos ou mais que recebeu a primeira, seguindo o intervalo indicado pelo laboratório de cada imunizante. Devem receber o reforço da Janssen pessoas que completaram dois meses ou mais da primeira dose.

A terceira dose é indicada para quem os tem 18 anos ou mais que completaram quatro meses da segunda dose, e será utilizado o imunizante disponível no momento da aplicação. A terceira dose da Janssen deve ser feita em imunossuprimidos que tomaram a segunda, dessa mesma vacina, há quatro meses, mediante apresentação do atestado-padrão da prefeitura.

A SMS orienta que pessoas com sintomas gripais não devem comparecer para vacinação enquanto estiverem passando pelo quadro. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É necessário aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a dose de imunização.

Vacinação deixa de ocorrer em dois locais
Conforme decisão da SMS, a vacinação contra a Covid-19 deixa de ocorrer no Shopping Pelotas e no Laboratório Municipal a partir da próxima segunda-feira (23). A prefeitura orienta que, dessa data em diante, pessoas com 12 anos ou mais procurem a imunização no Trailer da Vacina, conforme programação semanal, na Casa da Vacina e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto nas Unidades Sentinela.

Até a próxima sexta-feira, a faixa etária de 12 anos ou mais pode receber a aplicação de segunda a sexta-feira no Laboratório Municipal, das 13h30min às 17h, na rua Lobo da Costa, 1.774, e no Shopping Pelotas, loja 40, das 17h às 21h, na avenida Ferreira Viana, 1.526, bairro Areal, além dos outros locais disponíveis.
Pontos de vacinação a partir do dia 23

1ª e 2ª doses pediátricas
- De segunda a sexta-feira
* Casa da Vacina: das 8h às 17h
* Unidade de Vacinação Infantil na Ubai Navegantes: das 8h às 19h30min
- Aos sábados
* Casa da Vacina: das 10h às 15h

1ª, 2ª, 3ª, 4ª doses e reforço Janssen
- De segunda a sexta-feira
* Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto nas unidades sentinelas (UBSs Salgado Filho, PAM Fragata, Leocádia e CSU Cruzeiro): das 8h30min às 11h
* Nas UBSs Fraget, Lindoia e Porto: das 8h30min às 15h
* Na Casa da Vacina: das 8h às 17h
* No Trailer da Vacina: das 10h às 18h
- Aos sábados
* Casa da Vacina: das 10h às 15h

Trailer da Vacina
Terça-feira: avenida Rio Grande do Sul, 1.505 - Laranjal
Quarta-feira: avenida Visconde da Graça, 743, Simões Lopes - Fragata
Quinta-feira: rua Doutor Arnaldo da Silva Ferreira, 240 (antigo estacionamento do supermercado Pois Pois), Guabiroba - Fragata
Sexta-feira: rua Carlos Gotuzzo Giacoboni, 70 - Fragata


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados