Diabetes

Primeiro dia do mutirão de entrega de glicosímetro e fitas gera grande procura

O atendimento a pessoas com diabetes em Pelotas se estende até a terça-feira (5), no Centro de Especialidades

04 de Julho de 2022 - 11h38 Corrigir A + A -
Movimento no primeiro dia do mutirão foi grande   (Foto: Jô Folha - DP)

Movimento no primeiro dia do mutirão foi grande (Foto: Jô Folha - DP)

Troca do glicosímetro e entrega de fitas ocorre até a terça-feira (5) (Foto: Jô Folha - DP)

Troca do glicosímetro e entrega de fitas ocorre até a terça-feira (5) (Foto: Jô Folha - DP)

A fila iniciou no Centro de Especialidades e se estendeu até a Marechal Deodoro (Foto: Jô Folha - DP)

A fila iniciou no Centro de Especialidades e se estendeu até a Marechal Deodoro (Foto: Jô Folha - DP)

O primeiro dia do mutirão para a troca do glicosímetro, (aparelho que mede a glicose no sangue) e entrega das fitas de hemoglicoteste, que se estende até terça-feira (5), resultou em uma grande procura nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (4),no Centro de Especialidades, em Pelotas. A fila que se iniciava no local, na rua Voluntários da Pátria, se estendeu até a rua Marechal Deodoro.

Segundo o coordenador de Assistência Farmacêutica do município, Fabian Primo, a intenção é diminuir o volume de usuários que de outra forma iriam lotar as farmácias (municipal e distritais) para efetuar a troca. Ele lembra que essa atividade é voltada somente para os diabéticos insulino dependentes que já são cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas.

Atualmente o município tem cerca de cinco mil pessoas diabéticas insulino dependentes cadastradas no SUS. A troca do aparelho se deu em razão da licitação ter sido vencida por empresa diferente da fornecedora anterior. "Quando fazemos a abertura da licitação, pedimos as fitas e o aparelho. E as fitas de agora não são compatíveis com o aparelho anterior, por isso é feita toda a troca", observa o coordenador.

Para fazer a troca o paciente precisa ir até o Centro de Especialidades levando a receita, o atestado e o aparelho antigo para fazer a substituição. "Para aqueles pacientes que estão com consulta atrasada, que encontram dificuldade em atendimento nas UBSs ou que não possuem a receita, estamos com consultórios aqui no Centro de Especialidades, agilizando assim todo o atendimento. Assim, aqui fazem a consulta, pegam a receita e já recebem o aparelho e as fitas", salienta.

SERVIÇO
Atendimento: Centro de Especialidades
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 1.428, Centro
Horário: das 9h às 17h
O que: troca do glicosímetro e entrega das fitas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados