Pandemia

Prefeitura amplia cronograma de vacinação

Além do avanço por faixa etária, município realiza nesta quinta-feira mutirão para colocar em dia segundas doses em atraso

28 de Julho de 2021 - 21h12 Corrigir A + A -
Ação especial será realizada nesta quinta-feira para a atualização da segunda dose em atraso - (Foto: Gustavo Vara)

Ação especial será realizada nesta quinta-feira para a atualização da segunda dose em atraso - (Foto: Gustavo Vara)

A quarta-feira foi definições em relação à vacinação contra Covid-19 em Pelotas e no Estado. Pela manhã, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu como o Rio Grande do Sul irá proceder para completar o esquema vacinal de gestantes e puéperas que receberam a primeira dose do imunizante AstraZeneca. Já no município, a prefeitura anunciou um novo cronograma de imunização, avançando para pessoas com menos de 30 anos. Além disso, uma ação especial será realizada nesta quinta-feira para a atualização da segunda dose em atraso.

A nova faixa etária que receberá a primeira dose da vacina é a de pessoas com 29 anos ou mais. A imunização ocorrerá no próximo sábado e será realizada em formato drive-thru no Centro de Eventos, das 9h às 17h. Quem não conseguir comparecer ao local, poderá receber o imunizante na segunda-feira em um dos pontos distribuídos pelos bairros.

Colocando a imunização em dia

Para as pessoas que estão com a segunda dose da vacina em atraso, a prefeitura irá realizar nesta quinta-feira uma ação nos bairros. Os pelotenses que estão passando por essa situação podem procurar a paróquia São José (Fragata), a Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes (Balneário dos Prazeres), a Casa da Amizade, na Associação Rural (Três Vendas) e a Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório (Centro). O horário de atendimento é das 9h às 17h.

No momento ato da vacinação é necessário apresentar a carteira de identidade e a carteira de vacinação (para comprovar a aplicação 1ª dose).

Vacina definida para gestantes

Na última segunda-feira, o Ministério da Saúde recomendou que grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da AstraZeneca completem o esquema vacinal com o imunizante da Pfizer. Na nota técnica emitida pela secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, também diz que caso no dia da imunização não tenha vacina deste fabricante, as mulheres poderão ser vacinadas com CoronaVac. Ontem, durante a reunião da CIB ficou definido que o Rio Grande do Sul irá seguir a recomendação da secretária. Para as grávidas e puérperas que estão começando a imunização agora, a orientação é que elas sejam imunizadas com CoronaVac ou Pfizer. A indefinição de como seria a conclusão do esquema vacinal deste grupo se deu por causa de uma decisão do Ministério da Saúde que suspendeu a aplicação da AstraZeneca devido à morte de uma grávida que recebeu a primeira dose do imunizante no Rio de Janeiro em maio deste ano.

Mais vacinas a caminho

A partir desta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde começará a distribuir aos municípios uma nova remessa de vacinas contra Covid-19. Para a titular da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS), Caroline Hoffmann, a nova carga irá possibilitar que novas faixas etárias sejam imunizadas. "Acredito a maioria dos municipios irá conseguir chegar na faixa etária de 30 anos ou mais e alguns talvez consigam contemplar até os 18 anos. É muito importante esse avanço para imunizarmos 100% dos gaúchos com a primeira dose", comenta.

A secretária de Saúde do município Roberta Paganini, também reforça que com as novas doses será possivel evoluir no cronograma. "Essa nova remessa de vacinas é fundamental para que possamos seguir avançando na imunização por faixas etárias. É importante que cheguem novas remessas, dependendo dos quantitativos que vem, para que possamos chegar, em breve, a faixa etária de 18 anos", afirmou.

Ontem mais 1.474 pessoas foram imunizadas na cidade, que também registrou três óbitos por Covid-19. As vítimas são três homens, com idades entre 52 e 55 anos. O município também informou mais 65 contaminações pela doença. Os novos casos positivos são 36 mulheres e 29 homens, com idades entre cinco e 72 anos.

Fique atento ao cronograma de vacinação em Pelotas 

Nos bairros das 9h às 17h

Sexta-feira: Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades

Endereço dos pontos nos bairros:

- Paróquia São José (Fragata)
- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes (Balneário dos Prazeres)
- Associação Rural - Casa da Amizade (Três Vendas)
- IFSul - Praça 20 de Setembro (Centro)

*Documentação: Carteira de Identidade ou certidão de nascimento do menor, cartão do SUS ou CPF, comprovante de residencia em nome do responsável ou declaração de residência, atestado médico padrão e declaração do responsável.

Panorama da vacinação e internações

Vacinados com uma dose: 190.997 (55.9%)

Vacinados com duas doses: 84.784 (24.8%)

Ocupação de leitos: 48.3% dos 151 leitos disponíveis.

Fonte: Painel Covid-19 - Prefeitura de Pelotas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados