Pandemia

Pelotas ultrapassa cem contágios por Covid-19

Com cinco novas confirmações, cidade chegou a 103 casos do novo coronavírus; SMS aguarda o resultado de outros 24 exames

03 de Junho de 2020 - 16h39 Corrigir A + A -

Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br 

Pelotas ultrapassou a barreira dos cem casos de Covid-19. Com mais cinco diagnósticos confirmados, na tarde desta quarta-feira (3), pela Vigilância Epidemiológica, agora são 103 infectados. Desse total, 75 pessoas já estão recuperadas. Na Zona Sul, o número de casos chegou a 198.

Em exatamente um mês, as notificações deram um pulo, em Pelotas. Em 3 de maio, eram 21 resultados positivos e, em 3 de junho, alcançou 103. Um crescimento de 390%. A secretária de saúde, Roberta Paganini, analisa os dados e garante que o salto é consequência do aumento das testagens; seja por iniciativa de cidadãos que têm recorrido a laboratórios privados, seja fruto de ações desencadeadas pela prefeitura junto a hospitais e a instituições, como as de Longa Permanência para Idosos, presídio e Centro de Atendimento Socioeducativo (Case).

"E isso é positivo. A cada caso confirmado, a gente passa a monitorar o paciente para tentar evitar um agravamento", explica. As equipes passam a acompanhar também os contatos da pessoa que testou positivo para reforçar a importância do isolamento na contenção da transmissão da Covid-19. A secretária ainda reitera a necessidade de a comunidade manter o distanciamento social em alta.

Quadro de sintomas gripais também deve ser notificado ao sistema

Os profissionais de saúde devem notificar ao sistema do Ministério da Saúde todos os atendimentos realizados a pessoas com sintomas gripais. Não apenas os casos já confirmados do novo coronavírus precisam ser oficializados. Os quadros que podem resultar em mais uma confirmação da doença também são de notificação compulsória e servem de ponto de partida aos servidores da Vigilância Epidemiológica - lembra Roberta Paganini.

"A notificação é essencial para que tenhamos um monitoramento e um controle da pandemia".

Saiba mais detalhes dos casos registrados nesta quarta

Os cinco casos novos são de pessoas assintomáticas que permanecem em isolamento domiciliar. São dois homens, de 55 e de 67 anos, e três mulheres, de 48, 60 e 66 anos de idade. Atualmente, há seis pessoas internadas em Pelotas; dois casos confirmados da doença e quatro sob suspeita.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados