Novos destinos

Pelotas terá voo direto para SP ainda em 2021

Mesmo que ainda não oficializado o início das operações, a empresa pretende começar a venda de passagens em setembro

20 de Julho de 2021 - 21h42 Corrigir A + A -
 A operação está prevista para iniciar em dezembro (Foto: Carlos Queiroz - DP)

A operação está prevista para iniciar em dezembro (Foto: Carlos Queiroz - DP)

Está previsto para setembro o início da venda de passagens antecipadas para os voos diretos entre Pelotas e São Paulo. A novidade foi anunciada em março deste ano e será viabilizada pela empresa Gol. No entanto, as operações ainda não estão oficializadas segundo o responsável pelo Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto. A operação está prevista para iniciar em dezembro. A partir de 2022, Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria também contarão com viagens para o estado Paulista.

De acordo com o deputado estadual Frederico Antunes (PP), durante uma reunião realizada em São Paulo na última semana, os responsáveis pela companhia aérea confirmaram o início das operações no município para o dia 13 de dezembro deste ano. Com essa previsão, a venda de passagens começa a ser realizada nos próximos meses. Em Uruguaiana, a previsão de início dos voos é para março. Santo Ângelo, em junho e Santa Maria, outubro. Todos em 2022.

O deputado, presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, destaca que adoção de novas rotas acontece devido ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR-RS), onde governo do Estado oferece incentivo através da redução de ICMS. O intuito é atrair o investimento de empresas privadas ao Rio Grande do Sul. No entanto, a inclusão no programa só ocorrerá quando a companhia cumprir o cronograma com as quatro novas rotas, o que deve ocorrer no ano que vem. O parlamentar diz ainda que os tramites entre o governo estadual e a companhia já estão acertados.

Ao todo, o Rio Grande do Sul contará com seis voos diretos para São Paulo, pois Caxias do Sul e Passo Fundo já contam com o serviço. Antunes destaca o trabalho da frente parlamentar presidida por ele nesta conquista. "Praticamente estaremos conectando todo Estado com o grande centro econômico do Brasil, que é São Paulo. Isso é um marco importante para o Rio Grande já que nos tornaremos o estado brasileiro com mais voos entre o interior e a capital e entre o interior e o restante do país", finaliza.

Aeroporto não foi notificado

Mesmo o avião já estando no ar, até o momento não há um local para pousar, segundo o superintendente da Infraero Pelotas e do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, Anilson Gonçalves. O responsável diz que o órgão ainda não foi notificado oficialmente pela companhia aérea sobre a intenção de início das operações. "A gente tem visto pela mídia a situação, mas não tem um contato deles [empresa Gol] propriamente dito. Algo necessário, até porque precisam saber se o aeroporto tem capacidade de atendimento ou se não será exigido algo para atender voos maiores", comenta.

Gonçalves diz que com os novos destinos, possivelmente seriam necessárias readequações no espaço para atender a demanda. A preocupação é referente as salas de embarque e desembarque, já que a pista a princípio possui estrutura para receber o avião que seria do modelo 737. O superintendente diz que não há um prazo mínimo para a empresa notificar a Infraero e que a partir deste aviso as operações podem iniciar entre um e dois meses.
De acordo com o deputado Antunes, a previsão da Gol é informar oficialmente o aeroporto em setembro juntamente com início da venda de passagens.

Cronograma de voos 

Fonte: Frente Parlamentar da Aviação Regional

- Pelotas - 13/12/2021
- Uruguaiana - 30/03/2022
- Santo Ângelo - 30/06/2022
- Santa Maria - Outubro/2022


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados