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Pelotas terá sua Rua Completa

Transformação da Marechal Floriano enquadra a via em um conceito diferente e a projeta para ser um das primeiras do Rio Grande do Sul

05 de Dezembro de 2020 - 09h23 Corrigir A + A -
Os 650 metros têm  o intuito de garantir espaços para todos os que transitam por ela (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

Os 650 metros têm o intuito de garantir espaços para todos os que transitam por ela (Foto: Rodrigo Chagas - Ascom)

A execução do projeto de requalificação da rua Marechal Floriano está em fase de conclusão. A via passa a ser a primeira Rua Completa da cidade e uma das pioneiras do estado. Dentro desse conceito, o planejamento deve ser amplo e organizado para contemplar o deslocamento de múltiplos veículos, como bicicletas, transporte coletivo, táxis ou carros de aplicativos e de particulares, motocicletas e, também, os pedestres.

As obras transcorreram sob responsabilidade da prefeitura, com fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O projeto trouxe, para os 650 metros lineares da Floriano, entre praça Coronel Pedro Osório e rua Professor Araújo, além da divisão ordenada de espaços para atender à demanda dos diversos usuários, intervenções na infraestrutura, com novo revestimento asfáltico do leito e substituição do piso dos passeios públicos, aumento da capacidade de drenagem, ciclofaixa, abrigos de ônibus padronizados, mobiliário urbano e iluminação de LED.

O investimento para revitalização da Marechal Floriano, enquadrando-a no conceito Rua Completa, foi de pouco mais de R$ 860 mil, com recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), programa Pró-Transporte, ação Mobilidade Urbana. A empresa SBS Engenharia e Construções venceu a licitação e executa as obras.

Pelotas está na fase final para ter a sua primeira Rua Completa. E deve ser uma das primeiras ou a primeira do Estado. A Floriano passa a proporcionar convivência entre as pessoas a pé e veículos. Implantamos sinalização especial, com pintura horizontal e placas verticais, além de grupos semafóricos para pedestres, acessibilidade, paradas de ônibus diferenciadas, e tantas outras melhorias”, destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho.

O que é uma Rua Completa?

Projetos de Ruas Completas foram desencadeados, no Brasil, a partir de 2017, com a mobilização da Frente Nacional de Prefeitos e do instituto de pesquisa WRI Brasil, inspirada no passado, quando havia menos veículos e as pessoas que andavam a pé gozavam de mais espaço nas vias públicas. O modelo visa à segurança, ao ordenamento de trânsito e à garantia de espaços para todos, com convivência harmônica entre os públicos, seja ciclista, seja usuário de transporte coletivo, seja pedestre, seja condutor de veículo de passeio.

Benefícios com a ciclofaixa

Numa extensão de 720 metros, sentido Centro/bairro, a ciclofaixa da Marechal Floriano, além de oferecer segurança para os ciclistas, evitando que se locomovam pelo meio dos veículos automotores, liga-se à rua Professor Araújo e avenida Saldanha Marinho.

“A ciclofaixa da Floriano é a primeira que as ciclovias da Zona Leste (Fragata e Professor Araújo) às demais da cidade, já que se estende até a praça Coronel Pedro Osório, com acesso à malha cicloviária da rua Félix da Cunha, de onde o usuário poderá partir para as universidades, Laranjal ou Zona Norte”, explica Ramalho.


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