Prevenção

Pelotas promove ações durante a Semana de Combate à Raiva

As atividades buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação e são alusivas ao Dia Mundial da Raiva, que ocorre em 28 de setembro

23 de Setembro de 2021 - 16h48 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

As ações buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação dos animais de estimação e de manter os cuidados básicos (Foto: Divulgação - DP)

As ações buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação dos animais de estimação e de manter os cuidados básicos (Foto: Divulgação - DP)

A partir deste sábado (25), o município promove a Semana de Combate à Raiva. Estão previstas uma série de ações, que serão realizadas pela Secretaria de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Ambiental. A programação prevê atividades de orientação, blitze educativas, além de um evento na terça-feira (28) – Dia Mundial da Raiva –, das 10 às 12h30min, no Mercado Central, com exposição de animais do Canil Municipal que estão disponíveis para adoção.

As ações buscam conscientizar a população sobre a importância da vacinação dos animais de estimação e de manter os cuidados básicos. A coordenadora do programa de Vigilância da Raiva, Roberta Mota, destaca que essa é uma zoonose fatal para os animais e para os humanos que venham a contraí-la. "Apesar da não ocorrência de casos de raiva no nosso Estado, a vigilância desta doença deve ser permanente e todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente, sob responsabilidade dos proprietários", afirma a veterinária.

Ainda de acordo com a Vigilância Ambiental do Município, os últimos casos de raiva registrados no Rio Grande do Sul ocorreram em 1981 e 1988. Sendo que desde 1985 a doença não é notificada em Pelotas.

Prevenção à Raiva

A raiva não tem cura e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Por isso, deve-se sempre evitar a aproximação de cães e gatos errantes, não mexer ou tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo, e nunca tocar, também, em morcegos ou outros animais silvestres diretamente, principalmente quando estiverem caídos no chão ou forem encontrados em situações não habituais.

 Confira a programação:

* 25 de setembro - sábado

 10h - exposição de cães disponíveis para adoção do Canil Municipal com orientações quanto a posse responsável.

 - Atividades educativas de orientação à comunidade sobre profilaxia e prevenção da raiva em conjunto com o projeto de extensão “O Cuidado é o Segredo”, curso de enfermagem da UCPEL, no Parque da Baronesa, nos turnos manhã e tarde.

 * 27 de setembro - segunda-feira

- Roda de conversa virtual com as Redes de Atenção Primária a Saúde sobre o Programa de Prevenção e Controle da Raiva, com as Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental, nos turnos manhã e tarde.

 * 28 de setembro - terça-feira

 9h- Atividade no Largo Edmar Fetter divulgando o dia Mundial de Prevenção da Raiva, com orientação à comunidade e distribuição de material educativo.

 10h- Exposição de cães disponíveis para adoção do canil municipal.

* 30 de setembro - quinta-feira

 14h30min- Blitz educativa sobre prevenção da raiva com distribuição de material informativo na Avenida Domingos de Almeida, em frente o Parque da Baronesa.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados