Novidade

Pelotas conectada com o Brasil e o mundo

Voos de ida e volta entre a cidade e São Paulo, iniciados nesta segunda (17), ocorrerão quatro vezes na semana

17 de Janeiro de 2022 - 20h00 Corrigir A + A -

Por: Vitória Leitzke

Primeiro desembarque em solo pelotense aconteceu às 17h35 desta segunda no Simões Lopes Neto (Foto: Jô Folha - DP)

Primeiro desembarque em solo pelotense aconteceu às 17h35 desta segunda no Simões Lopes Neto (Foto: Jô Folha - DP)

Atenção, passageiros do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto: a região brasileira mais ao extremo Sul do Brasil agora está a duas horas de distância do Centro do país, São Paulo. Ou, pelo menos, estará quatro vezes ao longo da semana: nas segundas, quartas, sextas e domingos. Para celebrar a novidade, um ato foi realizado nesta segunda (17), no aeroporto, entre o pouso do voo inaugural de ida e a decolagem do de volta para Guarulhos.

Quem desembarcou, por volta das 17h35min desta segunda, do voo de vinda, foi alvo dos olhos atentos de quem foi acompanhar a chegada do Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros. A avenida Zeferino Costa ficou movimentada com a presença de famílias e trabalhadores das proximidades, que espiavam por trás dos muros e arames que permitem a visibilidade da pista.

A multidão também foi vista no pátio interno do aeroporto. Apesar do momento atual ser de distanciamento social, principalmente em função do grande número de infectados pela Covid-19 no município, homens, mulheres, crianças e adultos não quiseram perder a oportunidade de assistir ao pouso. A movimentação também era intensa na área de embarque, onde as pessoas aguardavam a preparação da aeronave para voarem com destino a Guarulhos, uma hora depois.

Do outro lado das grades, ocorreu um ato solene, incluindo um corte de fita para simbolizar a inauguração. Devido a uma restrição imposta pelos organizadores do evento, a imprensa foi impedida de acessar o local da solenidade. A entrada só foi permitida após 25 minutos, com o ato já em andamento.

Em discurso, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) afirmou que investimentos nas áreas de infraestrutura e turismo vêm sendo feitos para atrair novas possibilidades para a cidade e a região, além de turistas. "Estamos qualificando espaços públicos para o turismo, investindo em qualificação de infraestrutura em um ambiente que seja atrativo a novos investimentos e também preparando nosso cenário, simplificando esse ambiente e desburocratizando todos os processos", destacou.

"Muitos outros projetos estão por vir, muitos outros investimentos públicos estão por vir e serão anunciados. Nós estamos chancelando esse momento, estamos preparados para o que vier, porque temos aqui um ambiente propício aos negócios e acolhedor aos turistas. Isso é uma passagem de ida e volta, uma passagem de ida, certamente, para um futuro de mais prosperidade, de mais emprego, de mais renda, de mais oportunidades, para nosso município e nossa região", comentou.

O governador Eduardo Leite (PSDB) lembrou da época em que era prefeito da cidade e que um debate sobre a construção de um aeroporto entre Pelotas e Rio Grande existia na região. "Eu dizia que isso não fazia sentido, que o aeroporto da região é o aeroporto de Pelotas", compartilhou.

"Nós fizemos, nossa gestão na prefeitura fez qualificação da avenida 25 de julho, conectando à BR-116, a [avenida] Leopoldo Brod, também conectando à BR, e na [avenida] Zeferino Costa fizemos um trecho no meu governo e o outro o deputado Daniel Trzeciak (PSDB) colocou um valor da sua emenda parlamentar e qualificou o acesso até o aeroporto, porque estávamos nos preparando, sem saber ainda, para esse dia", acrescentou.

Na oportunidade, o governador reforçou que as próximas cidades gaúchas que terão voo direto para Guarulhos serão Uruguaiana, Santo Ângelo e Santa Maria. Leite ainda informou que, para as próximas semanas, a linha aérea já tem voos com uma demanda de 85% de ocupação. "Espero que se sustente, para que possa motivar a Gol a ter mais frequência para essa região. A gente sabe que conectando Pelotas a Guarulhos, conectamos Pelotas ao mundo", disse.

A partir desta quarta (19) até 26 de março, o voo que sai de Guarulhos com destino a Pelotas será às 22h50min, com previsão de chegada às 0h55min. Já o que parte do aeroporto João Simões Lopes Neto será às 6h, com desembarque em Guarulhos previsto para 7h50min. A partir do dia 27 de março, o avião de vinda para a Zona Sul sai às 10h15min e o de volta a São Paulo às 12h55min.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados